Governo atrasa envio de documentos pedidos pela CPMI do INSS

Últimas atualizações em 27/09/2025 – 16:52 Por Gazeta do Povo | Feed


O Ministério da Justiça pediu mais uma semana para enviar à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS documentos oficialmente requisitados pelo colegiado. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, a prorrogação eleva as tensões entre governo e Congresso, com a cobrança de parlamentares por informações rápidas e detalhadas sobre o esquema bilionário de descontos indevidos em milhões de aposentadorias e pensões.

Instalada há um mês, a CPMI vem coletando depoimentos e dados que apontam para a participação de bancos, entidades de classe e intermediários em operações que retiraram valores sem autorização dos beneficiários do INSS. Comissões parlamentares costumam fixar prazos curtos para as respostas e a insistência do Ministério da Justiça em adiar a entrega é vista por alguns membros como manobra para ganhar tempo.

Deputados da oposição criticam a falta de agilidade e defendem medidas mais duras contra a pasta caso o prazo volte a ser descumprido. Para os integrantes da base governista o impasse tem justificativa, argumentando que o volume de documentos solicitados é muito grande e que essa prorrogação serviria para garantir a entrega de informações completas.

Nos bastidores, líderes da CPMI afirmam que a demora pode comprometer o ritmo das apurações. O presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), já teria sinalizado que não aceitará sucessivos adiamentos, para evitar que a estratégia de “empurrar com a barriga” inviabilize o relatório final. Ainda assim, a expectativa é que o pedido seja aceito, mas com advertência de que novas prorrogações não serão toleradas.

VEJA TAMBÉM:

  • Gilmar Mendes se declara impedido de votar sobre prisão de Careca do INSS
  • Mendonça vota por manutenção da prisão preventiva do ‘Careca do INSS’

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence