Orbán diz a Trump que não tem como parar de comprar da Rússia

Últimas atualizações em 26/09/2025 – 15:33 Por Gazeta do Povo | Feed


O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse nesta sexta-feira (26) que afirmou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que seu país não tem como parar de comprar petróleo e gás natural da Rússia, uma reivindicação que o mandatário americano tem feito a países da União Europeia (UE).

Em entrevista à emissora de rádio estatal Kossuth, Orbán disse que, apesar da boa relação com Trump, “não há obrigação de acatarmos os argumentos um do outro”.

O premiê húngaro abordou o assunto porque Trump, em conversa nesta semana com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que falaria com Orbán sobre a reivindicação de interromper as compras de energia da Rússia.

“Se a Hungria cortasse [as importações de] petróleo bruto e gás natural russos, o país enfrentaria imediatamente uma queda de 4% no PIB”, argumentou Orbán.

“Centenas de milhares de famílias seriam arruinadas em um instante. Não haveria energia, e o preço da que sobrasse aumentaria muitas vezes”, disse o premiê húngaro, que também é aliado do ditador russo, Vladimir Putin.

“É claramente do interesse da Hungria [manter as importações da Rússia]. Agiremos de acordo”, acrescentou Orbán. “Ouviremos todos, responderemos com calma a todos e, então, faremos o que for do interesse do povo húngaro.”

Em seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas na terça-feira (23), Trump reiterou a cobrança para que países da União Europeia parem de importar petróleo e gás natural da Rússia, alegando que tais compras financiam a agressão à Ucrânia.

“Eles precisam cessar imediatamente todas as compras de energia da Rússia”, disse Trump. “Caso contrário, estaremos todos perdendo muito tempo.”

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence