Microsoft suspende tecnologia utilizada pela defesa de Israel

Últimas atualizações em 26/09/2025 – 06:21 Por Gazeta do Povo | Feed


A gigante de tecnologia Microsoft anunciou nesta quinta-feira (25) que suspendeu serviços de nuvem e inteligência artificial utilizados por uma unidade do Ministério da Defesa de Israel, após denúncias de que essas ferramentas teriam sido empregadas em vigilância em massa contra civis palestinos.

“Como qualquer empresa, podemos decidir quais produtos e serviços oferecemos a nossos clientes. Não fornecemos tecnologia para facilitar a vigilância em massa de civis”, declarou Brad Smith, presidente da companhia.

A medida ocorre depois de uma revisão “urgente” desencadeada por reportagens do jornal britânico The Guardian, que apontaram o uso da plataforma Azure para armazenar dados de chamadas telefônicas obtidas por meio de monitoramento generalizado na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. Segundo Smith, “encontramos evidências que sustentam alguns aspectos das informações publicadas pelo The Guardian. Essas evidências incluem informações sobre o uso da capacidade de armazenamento do Azure pelo Ministério da Defesa de Israel na Holanda e o uso de serviços de IA”.

O presidente da Microsoft informou ainda que o governo israelense foi notificado da decisão. No entanto, destacou que a suspensão não atinge a área de cibersegurança.

“Isso não afeta o importante trabalho que a Microsoft continua a fazer para proteger a segurança cibernética de Israel e de outros países do Oriente Médio”, acrescentou.

A relação da empresa com Israel já havia provocado tensões internas neste ano. Funcionários protestaram contra o uso de softwares em operações militares israelenses em Gaza. Alguns chegaram a invadir o escritório de Smith em agosto e, em abril, duas funcionárias interromperam a celebração dos 50 anos da companhia para pressionar pelo fim dos contratos com o governo israelense.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence