EUA restringem delegação do Irã na ONU e vetam compras
Últimas atualizações em 23/09/2025 – 05:31 Por Gazeta do Povo | Feed
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (22) novas restrições à delegação do regime do Irã que participa da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York. A medida impede diplomatas do regime islâmico que integram a delegação que está na ONU, bem como os que residem em Nova York, de obter ou manter associações em mercados de atacado, como Costco, Sam’s Club e BJ’s Wholesale, além de proibir a compra de artigos de luxo sem autorização prévia do Departamento de Estado.
Segundo a agência Associated Press (AP), o Escritório de Missões Estrangeiras dos EUA disse que, a partir de agora, “os diplomatas iranianos e seus dependentes devem obter aprovação do Departamento de Estado antes de adquirir ou manter associação em qualquer mercado atacadista nos Estados Unidos”.
Além do acesso restrito a essas lojas, os iranianos só poderão comprar itens de luxo acima de US$ 1.000 e veículos com valor superior a US$ 60 mil mediante autorização especial. Segundo a AP, há denúncias de que representantes do regime utilizavam redes de atacado nos Estados Unidos para enviar grandes volumes de produtos a Teerã, aproveitando preços mais baixos no mercado americano em comparação ao comércio limitado pelo regime de sanções no Irã.
A medida se soma ao endurecimento da política de vistos do governo Trump contra o regime iraniano, que nos últimos anos tem utilizado a ONU como plataforma diplomática.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni