Polícia é hostilizada em manifestação da esquerda na Av. Paulista

Últimas atualizações em 21/09/2025 – 19:49 Por Gazeta do Povo | Feed

Agentes da Guarda Civil foram hostilizados por parte dos manifestantes de esquerda que ocuparam neste domingo (21) a Avenida Paulista, em São Paulo. O ato contra a PEC da Imunidade, apelidada também de PEC da Blindagem, e contra o projeto da anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023 contou com shows e apresentações de diversos artistas e cantores.

Pouco antes das 17h, a multidão foi surpreendida pela chegada de mais de dez viaturas, a maioria da Guarda Civil. Elas entraram na avenida Paulista pelas duas extremidades da manifestação, afastando a aglomeração de pessoas de uma das pistas que começaram a bradar xingamentos contra as forças de segurança.

Apesar das hostilidades dos manifestantes, não houve confronto. De acordo com informações obtidas pela reportagem junto a agentes da guarda, a entrada das viaturas ocorreu na tentativa de encerrar o evento, cujo término estava agendado para as 16h.

Durante o ato, os participantes gritaram palavras de ordem contra a anistia e carregam placas e cartazes. Também foi aberta uma bandeira gigante do Brasil, em um contraponto ao ato ocorrido no Sete de Setembro, em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestaram a favor da anistia, e quando uma bandeira dos Estados Unidos foi aberta também na Avenida Paulista.

Manifestantes abriram bandeira do Brasil durante ato na Avenida Paulista deste domingo (21) – (Foto: EFE/Isaac Fontana) (Foto: EFE/Isaac Fontana)

O evento contou com a participação de artistas – entre eles, Marina Lima, Otto e Jota.Pê – e também pede o fim da escala de trabalho 6×1, isenção do Imposto de Renda e taxação das grandes fortunas.

Além da Avenida Paulista, em São Paulo, as manifestações também aconteceram em capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Belo Horizonte. Os atos da esquerda foram convocados após a Câmara dos Deputados aprovar a PEC da Imunidade – batizada de PEC da Blindagem. A proposta de emenda constitucional prevê que qualquer abertura de ação penal contra parlamentares depende de autorização prévia da maioria absoluta do Senado ou da Câmara.

Agora a PEC está no Senado, onde sofre resistência dos senadores. Escolhido para relatar a proposta, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) já sinalizou que pretende apresentar um parecer pela rejeição. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), disse à GloboNews neste domingo que vai pautar o texto na próxima reunião do colegiado para “sepultar de vez esse assunto”.

A adesão dos manifestantes foi comemorada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O impacto no Congresso será inevitável. O parlamento precisa ouvir a voz das ruas e caminhar ao lado do povo que exige a consolidação da democracia, sem retrocessos”, disse o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara.

VEJA TAMBÉM:

  • Veja imagens dos atos da esquerda contra a anistia e a PEC da Imunidade
  • Direita questiona artistas que já defenderam anistia e hoje protestam contra

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence