Van Hatten vai ao STF por suposta violação de sigilo nas investigações da CPMI do INSS
Últimas atualizações em 19/09/2025 – 10:19 Por Gazeta do Povo | Feed
O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma representação para a investigação de possível crime de violação de sigilo funcional nas apurações da CPMI do INSS. O pedido foi encaminhado ao ministro André Mendonça, relator da ação na Corte, dentro da Operação Sem Desconto.
VEJA TAMBÉM:
A iniciativa surgiu após declarações feitas em uma reunião da Comissão nesta semana, na qual o senador Cid Gomes (PSB-CE) afirmou ter recebido um telefonema alertando que a convocação de certas testemunhas poderia prejudicar ações da Polícia Federal (PF). Além disso, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) também declarou em entrevista que haveria tratativas de delação premiada do chamado “Careca do INSS”.
“Soa muito estranho que parlamentares integrantes do governo tenham acesso a informações que nem a presidência e nem a relatoria da CPMI ainda tem”, afirmou Marcel van Hattem à Gazeta do Povo.
Na representação, o deputado solicita que a Procuradoria-Geral da República (PGR) avalie a abertura de um inquérito, a preservação de provas eletrônicas e físicas relacionadas ao caso, e que a PF seja acionada para conduzir as diligências. Ele também pede a “proteção das informações sensíveis”, a fim de não comprometer as investigações.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni