Estônia acusa Rússia de invadir seu espaço aéreo com 3 jatos
Últimas atualizações em 19/09/2025 – 11:44 Por G1 Mundo
Caça russo MIG-31 durante exercício militar em junho de 2024.
Ministério da Defesa russo via Reuters
A Estônia acusou a Rússia de invadir seu espaço aéreo com 3 jatos de combate nesta sexta-feira (19), em um episódio que chamou “de uma brutalidade sem precedentes”.
As aeronaves russas permaneceram sobre seu território durante 12 minutos e eram do modelo MiG-31, segundo o governo estoniano.
O governo da Estônia imediatamente protestou ao diplomata de maior escalão russo no país.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A acusação ocorre uma semana após drones de ataque russos invadirem o espaço aéreo polonês, em um dos episódios mais tensos da já conturbada relação entre a Rússia e a Otan — a Polônia é integrante da aliança, que prevê uso da força no caso de invasão a países membros. Mas esse uso da força não é imediato, e líderes ainda decidirão que resposta darão à Rússia. (Leia mais sobre o incidente abaixo)
A Rússia se esquivou e disse que não teve a intenção de enviar drones à Polônia. Nesta quinta, o Kremlin minimizou novamente o incidente e criticou a “retórica” do governo polonês —o premiê Donald Tusk disse que “a Polônia está pronta para reagir a provocações e ataques”—, mas que não configura “nada novo” em relação às críticas que a UE faz rotineiramente à Rússia.
Os países da Otan consideraram os drones na Polônia uma provocação, e o Artigo 4 do tratado da aliança foi invocado pelo governo polonês. Os países europeus estenderam o repúdio nesta quinta: a Holanda convocou o embaixador russo, e a Espanha invocou o encarregado de negócios russo no país, ambos demandando explicações do incidente.
Drones na Polônia
Drones russos invadem espaço aéreo da Polônia
Após detectar drones militares em seu espaço aéreo, a Polônia enviou caças para abatê-los. O país também acionou a Otan, que mobilizou aeronaves de guerra de países membros para ajudar as forças polonesas a abater os drones.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, disse que os drones eram russos.
Tusk afirmou também que o país chegou a fechar parte de seu espaço aéreo por várias horas, e o aeroporto de Varsóvia suspendeu voos.
“Na noite de quarta (10), o espaço aéreo polonês foi violado por muitos drones russos. Os drones que representavam uma ameaça direta foram abatidos. Estou em constante comunicação com o secretário-geral da Otan e nossos aliados, disse a autoridade polonesa”, declarou o premiê polonês.
Na região de Lublin, no leste da Polônia — perto da fronteira com a Ucrânia — uma casa foi atingida por um dos drones, segundo o prefeito local, Bernard Blaszczuk. Ele disse que havia pessoas dentro da residência, mas ninguém ficou ferido.
Ao longo da manhã, o Exército vigiou a região.
Mundo Feed
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni