Reino Unido enviará caças para defender Polônia

Últimas atualizações em 16/09/2025 – 03:21 Por Gazeta do Povo | Feed


O governo do Reino Unido decidiu nesta segunda-feira (15) enviar caças Typhoon para realizar missões de defesa aérea sobre a Polônia, após incursões de drones russos no espaço aéreo polonês e romeno. Segundo o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, “a Rússia se comporta de forma temerária e constitui uma ameaça direta à segurança europeia”.

As aeronaves, que partirão da base da Força Aérea Real (RAF) em Coningsby, no nordeste da Inglaterra, contarão com apoio de aviões-tanque Voyager. A medida faz parte da operação Centinela Oriental da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e contará com a cooperação de forças da Dinamarca, França e Alemanha. O objetivo, de acordo com Londres, é “dissuadir a agressão, proteger o espaço aéreo da Otan e reforçar a segurança nacional e a de nossos aliados”, disse Starmer.

O anúncio foi feito poucos dias após a mais significativa violação de espaço aéreo da Otan por parte da Rússia até agora, quando drones enviados por Moscou cruzaram a fronteira da Polônia. No fim de semana, outro incidente semelhante ocorreu na Romênia. Em resposta, o Conselho do Atlântico Norte se reuniu na semana passada, a pedido de Varsóvia, e declarou “plena solidariedade” com os poloneses.

O ministro da Defesa britânico, John Healey, classificou as ações de Moscou como “imprudentes, perigosas e inéditas”, destacando que “só servem para reforçar a unidade” da aliança. Ele reforçou que os caças enviados terão papel central para “dissuadir a agressão russa e, se necessário, defender o espaço aéreo da Otan”.

O envio dos Typhoon é parte do plano de expansão da presença militar britânica no flanco leste da Aliança Atlântica. Nos últimos 18 meses, o Reino Unido já havia deslocado aeronaves para a Polônia e a Romênia com a mesma finalidade. Além disso, Londres anunciou que aumentará gradualmente os gastos militares para 2,6% do PIB até 2027, no maior crescimento sustentado desde o fim da Guerra Fria.

“A segurança nacional do Reino Unido começa com um compromisso inabalável com a Otan e com a defesa do espaço euro-atlântico”, afirmou Starmer. Ele acrescentou que o país continuará apoiando Kiev e “aumentando a pressão sobre Putin até que haja uma paz justa e duradoura”.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence