Equador classifica Guarda do Irã como organização terrorista
Últimas atualizações em 16/09/2025 – 19:27 Por Gazeta do Povo | Feed
O presidente do Equador, Daniel Noboa, determinou nesta terça-feira (16) que o Hamas, o Hezbollah e a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã sejam classificados como organizações terroristas.
Segundo informações da agência EFE, Noboa afirmou em decreto que o Hamas e o Hezbollah constituem “uma ameaça à população nacional [do Equador], à ordem estabelecida, à soberania e à integridade do Estado”.
A respeito da Guarda Revolucionária iraniana, o presidente se baseou em um relatório do Centro Nacional de Inteligência que a classificou como uma “organização terrorista com influência no Equador”, descrição que também atribuiu ao Hamas e Hezbollah.
Além do Equador, a Guarda Revolucionária do Irã é designada como grupo terrorista por Paraguai, Bahrein, Canadá, Arábia Saudita, Suécia, Estados Unidos e Israel. O governo da Austrália informou em agosto que também listará a guarda como uma organização terrorista.
Em nota publicada no X, o Departamento de Estado americano elogiou a medida da gestão Noboa.
“Esta ação ousada reforça o compromisso do Equador em combater a rede terrorista do Irã e fortalecer a segurança em nosso hemisfério. Pedimos aos demais países da região que ainda não o fizeram para que tomem a mesma medida”, afirmou.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni