Rússia retoma práticas de escambo para contornar sanções
Últimas atualizações em 15/09/2025 – 09:43 Por Gazeta do Povo | Feed
A Rússia está contornando sanções ocidentais por meio de uma prática muito antiga e tradicional: o escambo.
De acordo com a agência Reuters, empresas russas retomaram esse tipo de troca para lidar com os efeitos financeiros e técnicos de negociar com outros países devido às medidas restritivas impostas pelos Estados Unidos e aliados europeus pela invasão à Ucrânia, em 2022.
O Ocidente limitou transações da Rússia e de outros países que fazem negócios com Moscou, como China e Índia.
Com as sanções, os russos passaram a trocar trigo por carros chineses e sementes de linho por material de construção, alguns dos exemplos citados pela agência de notícias.
Esse tipo de negociação tem ganhado cada vez mais espaço no comércio exterior da Rússia devido à dificuldade de rastreamento.
No ano passado, o Ministério da Economia russo chegou a publicar um guia para fomentar práticas de escambo. Chamado de “Guia para Transações de Escambo no Exterior”, o documento de 14 páginas elencou uma série de conselhos para empresas conseguirem burlar as sanções impostas.
No relatório, a pasta econômica aponta que “as transações de escambo no comércio exterior permitem a troca de bens e serviços com empresas estrangeiras sem a necessidade de passar por processamentos internacionais”.
Esse tipo de negociação é muito difícil de comprovar, no entanto, no mês passado, a Reuters revelou que a empresa chinesa Hainan Longpan Oilfield Technology estaria negociando a troca de aço e ligas de alumínio em troca de motores marítimos com Moscou.
Depois disso, a agência de notícias conseguiu rastrear outras oito transações por escambo com a Rússia, por meio de fontes comerciais, declarações públicas de serviços alfandegários e declarações de empresas.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni