Subsecretário dos EUA critica condenação de Bolsonaro

Últimas atualizações em 14/09/2025 – 06:53 Por Gazeta do Povo | Feed


O subsecretário de Estado americano para a Diplomacia Pública, Darren Beattie, disse nesta sexta-feira (12) que a condenação judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro é um “novo marco” no “complexo de censura” no Brasil.

Na quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por acusações de tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022.

“Ontem, quatro dos cinco ministros da suprema corte do Brasil votaram pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão”, escreveu Beattie em post no X, cometendo dois pequenos equívocos: o STF tem 11 ministros e cinco é apenas o número de magistrados da Primeira Turma do tribunal; e nem todos os cinco juízes da Primeira Turma votaram ontem, quando ocorreram apenas os votos de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin – os demais haviam votado na terça (9) e na quarta-feira (10).

“Esta decisão representa um novo marco fatídico no complexo de censura e perseguição do sancionado juiz [do STF, Alexandre de] Moraes, violador de direitos humanos, que tem como alvo Bolsonaro e seus apoiadores. Encaramos este acontecimento sombrio com a máxima seriedade”, disse o subsecretário.

Ontem, logo após a confirmação da condenação de Bolsonaro, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse no X que Washington responderá “de forma adequada”, mas novas medidas contra Moraes e o Brasil ainda não foram anunciadas.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence