Lula reúne chefes militares às vésperas da sentença de Bolsonaro

Últimas atualizações em 06/09/2025 – 12:01 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu comandantes e ex-comandantes militares nesta sexta-feira (5), em um longo encontro no Palácio da Alvorada, a residência oficial do chefe do Executivo.

Além dos chefes das três Forças Armadas e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o petista recebeu também comandantes de suas duas outras gestões como presidente.

A lista de presença incluiu ainda o ministro do Superior Tribunal Militar Joseli Parente e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Marcos Amaro.

Segundo a colunista Vera Rosa, de O Estado de S. Paulo, Lula pediu aos militares a elaboração de um plano de defesa de longo prazo para o Brasil.

De acordo com ela, o julgamento de Jair Bolsonaro e de militares da reserva por tentativa de golpe de estado foi um dos temas do encontro, que teve um tom descontraído (e incluiu picanha no cardápio do almoço).

Ao final do encontro, Lula tirou uma foto ao lado dos comandantes e ex-comandantes e os convidou para o desfile de 7 de Setembro.

Generais serão julgados com Bolsonaro

O almoço de Lula com a cúpula militar também pode ser entendido como uma tentativa de demonstrar união às vésperas do julgamento do chamado “núcleo golpista”, que inclui o almirante Almir Garnier e os generais Augusto Heleno, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

A Primeira Turna do Supremo Tribunal Federal realizou a primeira parte do julgamento na última semana e deve proferir a sentença dos oito réus (incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro) até a próxima sexta-feira (12).

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence