Gleisi critica Tarcísio de Freitas por “pressão pela anistia”
Últimas atualizações em 05/09/2025 – 06:54 Por Gazeta do Povo | Feed
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), criticou nesta quinta-feira (4) o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro. Ela atribuiu o avanço da proposta ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
“Esse é o presente que o Tarcísio quer dar para o Trump. É exatamente isso”, disse Gleisi em entrevista à TV Ponta Negra, no Rio Grande do Norte. Segundo a ministra, o governador pressiona o Congresso para votar a medida.
A proposta de anistia ganhou força nesta semana após apoio do governo paulista. Parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendem a votação do projeto enquanto o STF julga a suposta tentativa de golpe.
Gleisi classificou a proposta como “um vexame total” e alertou para riscos ao sistema democrático. “O Congresso não pode compactuar com isso e ser agente desse desrespeito ao Supremo Tribunal Federal”, afirmou.
Após reunião com Tarcísio, Motta diz que não definiu votação do PL da anistia
O governador de São Paulo se reuniu nesta quarta-feira (3) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e reforçou ser favorável ao projeto que concede anistia a quem participou dos atos de 8 de janeiro de 2023.
Nesta quinta-feira (4), Hugo Motta, disse que não há decisão sobre incluir o PL da anistia na pauta. “Estamos muito tranquilos com relação à discussão dessa pauta”, declarou.
Também nesta quinta-feira, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), declarou que a oposição insistirá em pautar o projeto de anistia já na próxima semana.
“A sinalização é para que seja pautada na semana pós-julgamento, por volta do dia 15, mas vamos insistir que seja já na próxima semana. Há um requerimento de urgência, precisa ser nomeado o relator, e só depois o texto pode ir a voto”, disse Sóstenes.
Segundo o deputado, a conversa da bancada com Tarcísio de Freitas, sobre a anistia, ocorreu de forma superficial e sem avanços.
Deputado petista aciona STF contra Tarcísio por articulação pela anistia
Uma representação contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi protocolada nesta quarta-feira (3) no Supremo Tribunal Federal (STF). O autor é o deputado federal Rui Falcão (PT-SP).
No documento, o parlamentar acusa o governador de obstrução de justiça. Ele cita encontros de Tarcísio com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir o projeto de anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro.
“Ao tentar aprovar uma anistia enquanto se realiza um julgamento, o Governador busca criar um ‘atalho político’ para impedir a conclusão da persecução penal, tornando-a sem efeito”, afirma a representação, endereçada ao ministro Alexandre de Moraes.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni