Trump revoga proteção de Kamala Harris pelo Serviço Secreto
Últimas atualizações em 29/08/2025 – 13:47 Por Gazeta do Povo | Feed
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu encerrar a proteção oferecida pelo Serviço Secreto à ex-vice-presidente Kamala Harris.
A decisão foi oficializada em um memorando assinado nesta quinta-feira (28) e entrará em vigor no dia 1º de setembro, segundo documentos obtidos por veículos como BBC e Politico.
Nos Estados Unidos, a lei garante proteção vitalícia do Serviço Secreto a todos os ex-presidentes e suas esposas, regra restabelecida em 2013 após ter sido temporariamente reduzida a dez anos. Já os ex-vice-presidentes não têm o mesmo privilégio: eles só recebem segurança por seis meses depois de deixar o cargo, benefício que pode ser ampliado apenas por decisão presidencial. Foi justamente essa exceção que o então presidente Joe Biden concedeu a Kamala Harris – ampliando sua proteção por mais um ano – e que Trump decidiu revogar agora.
O memorando assinado nesta quinta-feira determina que o Serviço Secreto deve “descontinuar quaisquer procedimentos de segurança previamente autorizados por memorando executivo, além daqueles exigidos por lei, para a seguinte pessoa, a partir de 1º de setembro de 2025: a ex-vice-presidente Kamala D. Harris”.
Fontes do governo americano disseram à CBS News que uma recente avaliação de risco não encontrou indícios que justificassem a manutenção da proteção pelo Serviço Secreto para Kamala além do prazo legal.
Com o fim da cobertura oficial, Harris perderá a escolta de agentes em seus deslocamentos, a vigilância de sua residência em Los Angeles e a coleta de inteligência preventiva contra potenciais ameaças.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni