CPMI do INSS aumenta pressão da oposição

Últimas atualizações em 27/08/2025 – 20:23 Por Gazeta do Povo | Feed


A criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) abriu nova frente de investigação sobre fraudes bilionárias no sistema previdenciário, além de intensificar o confronto entre governo e oposição. O prejuízo estimado aos aposentados e pensionistas chega a R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2025.

Parlamentares da oposição afirmam que a CPMI não prejudica o debate sobre a anistia dos presos do 8 de janeiro e o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, temas que seguem em pauta.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ressalta que “o foco na anistia permanece”. Segundo ele, a CPMI servirá para cobrar investigações rigorosas, punição dos envolvidos em fraudes e ressarcimento aos aposentados e pensionistas.

Na mesma linha, o deputado Fábio Costa (PP-AL) destaca que as pautas da anistia e do impeachment continuam relevantes, mas a CPMI do INSS exige postura firme. “Aposentados e pensionistas foram lesados de forma criminosa pelo sistema que deveria protegê-los. Isso exige resposta imediata”, afirmou. Ele garante que as demais pautas “seguirão no radar” sem prejuízo.

Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) alerta para o risco de o governo usar a CPMI como “cortina de fumaça” para desviar a atenção das pautas da anistia e do impeachment.

“Cada fato revelado de corrupção ou má gestão fragiliza a base governista e corrói a autoridade moral do Executivo. O risco não é a CPMI esvaziar o debate, mas a oposição perder a narrativa e não transformar esse desgaste em combustível político para responsabilizar o governo e barrar manobras de anistia”, avaliou.

O vice-líder da oposição na Câmara, Capitão Alden (PL-BA), reforça que a CPMI ampliará a força das pautas já defendidas pela oposição. “O governo tentará criar distrações, mas estamos preparados para manter a pressão e não recuar”, afirmou.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence