Trump demite membro do Fed acusada de fazer declarações falsas

Últimas atualizações em 26/08/2025 – 01:25 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta segunda-feira (25) na rede Truth Social uma carta endereçada a Lisa Cook, membro do Conselho de Governadores do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), comunicando-a sobre sua demissão.

Na carta, Trump repetiu as alegações que ele e outros membros do Partido Republicano vinham fazendo nas últimas semanas, de que Cook teria feito declarações falsas para obter contratos de hipoteca de imóveis.

“Conforme estabelecido na Remessa Criminal datada de 15 de agosto de 2025, do senhor William J. Pulte, diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional, para a senhora Pamela Bondi, procuradora-geral dos Estados Unidos […], há motivos suficientes para acreditar que você possa ter feito declarações falsas em um ou mais contratos de hipoteca”, escreveu Trump.

O presidente americano afirmou que Cook teria assinado um documento atestando que um imóvel em Michigan seria sua residência principal durante o ano seguinte, e duas semanas depois, feito o mesmo na assinatura de outro documento para um imóvel na Geórgia.

“É inconcebível que você não estivesse ciente do seu primeiro compromisso ao fazer o segundo. É impossível que você tenha pretendido honrar ambos”, acusou Trump.

“No mínimo, a conduta em questão demonstra o tipo de negligência grave em transações financeiras que coloca em dúvida sua competência e confiabilidade como reguladora financeira”, acrescentou o presidente, ao informar sobre a demissão “com efeito imediato”.

A imprensa americana informou que se trata do primeiro caso de um presidente americano demitindo um membro do Conselho de Governadores do Fed desde a criação do banco, em 1913. A instituição não se pronunciou sobre o assunto.

Trump vem criticando o Fed e especialmente seu presidente, Jerome Powell, para que haja uma redução na taxa de juros americana. Em julho, a taxa básica foi mantida na faixa de 4,25% a 4,50%, mas Powell sinalizou na sexta-feira (22) que cortes poderão ocorrer nos próximos meses.

Antes que o Fed mantivesse a taxa no mês passado, Trump chamou Powell de “idiota” que faz “um péssimo trabalho” e o acusou de atuar com “motivação política”. Antes, o republicano cogitou demitir o presidente do Fed, mas depois desconversou sobre o assunto.

No último dia 12, Trump disse na Truth Social que cogita autorizar o Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) a processar Powell, alegando gastos excessivos nas reformas que estão sendo feitas em dois prédios do Fed.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence