Ucranianos fazem atos contra a guerra em SP, Rio e Curitiba

Últimas atualizações em 25/08/2025 – 00:51 Por Gazeta do Povo | Feed

Membros da comunidade ucraniana e manifestantes contrários à invasão da Rússia na Ucrânia fizeram atos neste domingo (24) em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. As manifestações marcam o dia da independência ucraniana e tentam mostrar aos brasileiros que a ditadura russa está se recusando a negociar o fim da guerra mesmo com a pressão do presidente americano Donald Trump.

Na Avenida Paulista, em São Paulo, manifestantes marcharam com uma bandeira gigante e ramos de girassóis, que é um dos maiores itens de exportação do país, e atraíram a atenção de quem aproveitava o Domingo na Paulista, quando a avenida fica fechada para pedestres.

Membros da embaixada ucraniana e do consulado local fizeram discursos agradecendo o apoio e pedindo paz. O cônsul honorário de São Paulo, Jorge Rybka, fez críticas a empresas privadas brasileiras que estão comprando óleo diesel e outros produtos da Rússia sem se importar que o dinheiro está ajudando a financiar mais mortes na Ucrânia.

Cartazes traziam uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dando um aperto de mão banhado de sangue com o ditador Vladimir Putin da Rússia. Lula tem sido um dos maiores apoiadores internacionais da ditadura russa desde que assumiu seu terceiro mandato. Ele vem sendo o porta-voz ideológico da Rússia e da China em uma luta global contra a hegemonia do dólar americano.

Manifestantes também se reuniram no Rio de Janeiro, na Avenida Atlântica, na praia de Copacabana, e em Curitiba, no memorial ucraniano no Parque Tingui. Também ocorreram celebrações religiosas em igrejas ucranianas no Paraná.

Ato comemorativo da Independencia Ucraniana na Av. Paulista, São Paulo. (Foto: Pedro Fratino)
Comunidade ucraniana faz ato em Curitiba para protestar contra a Rússia (Foto: Júlia Regina/Comunidade Ucraniana )

O dia 24 de agosto é a data em que a Ucrânia aprovou em seu Parlamento a independência da União Soviética em 1991 e é usada hoje como dia de protestos contra a invasão russa de larga escala iniciada em fevereiro de 2022. Nesta segunda-feira (25) haverá uma sessão especial na Câmara dos Deputados às 9h, em Brasília. O objetivo é celebrar os laços entre os dois países e prestar homenagem e apoio à Ucrânia.

Atualmente, a comunidade ucraniana no Brasil conta com cerca de 500 mil pessoas. A imigração de ucranianos para o Brasil começou há 134 anos, figurando entre os dez principais grupos imigrantes que vieram para o país.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence