Presidente não vê quebra de decoro de Eduardo Bolsonaro

Últimas atualizações em 24/08/2025 – 21:47 Por Gazeta do Povo | Feed


Fábio Schiochet (União-SC), presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, afirmou que não vê quebra de decoro parlamentar nas ações do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante sua atuação nos Estados Unidos.

A declaração foi feita à CNN Brasil, após o recebimento de quatro representações contra o parlamentar por supostas ações de lobby na Casa Branca para pressionar o governo de Donald Trump a sancionar o Brasil e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Essas sanções de 50% de taxação sobre os produtos exportados para os Estados Unidos não são fruto da atuação do Eduardo Bolsonaro, e sim de uma política externa medíocre que o Brasil vem adotando, enfrentando os EUA e se aliando à China”, declarou Schiochet ao jornal O Correio do Povo durante a semana.

Representações contra Eduardo Bolsonaro são do PSOL e PT

Três das representações foram protocoladas pelo PT e uma pelo PSOL, que pedem a investigação e a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro por quebra de decoro e traição à pátria. Entretanto, Schiochet ressaltou que não houve agressão, agressão verbal ou ganho indevido relacionado ao mandato que justifique a cassação.

O presidente do Conselho de Ética afirmou que o deputado pode perder o mandato por faltas, caso não compareça às sessões da Câmara, mas não pelas acusações atuais que tramitam no colegiado.

Schiochet destacou a necessidade de responsabilidade na análise dos processos, especialmente em um ano pré-eleitoral, quando o número de pedidos de cassação tende a aumentar, e criticou a banalização desses pedidos.

No total, 20 representações contra 11 deputados federais, incluindo as de Eduardo Bolsonaro, devem começar a tramitar no Conselho de Ética a partir de 2 de setembro. As denúncias foram encaminhadas ao colegiado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em 15 de agosto.

Fábio Schiochet garantiu que sua gestão não engavetará os pedidos. “Nós vamos analisar, a partir do dia 2 de setembro, com muita responsabilidade”, comentou o deputado catarinense.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence