Ministro Moraes solicita extradição de Eduardo Tagliaferro

Últimas atualizações em 24/08/2025 – 01:02 Por Gazeta do Povo | Feed


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou a extradição de seu ex-assessor Eduardo Tagliaferro, que atualmente reside na Itália. A solicitação foi encaminhada ao Ministério da Justiça, que enviou o pedido ao Ministério das Relações Exteriores, na quarta-feira (20), para formalização junto ao governo italiano.

Tagliaferro trabalhou como assessor de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e comandou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) da corte. Ele é perito computacional e foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por violar sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e suposta tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

A denúncia da PGR foi apresentada na sexta-feira (22) pelo procurador-geral Paulo Gonet. Tagliaferro é acusado de vazar mensagens sigilosas entre servidores de Moraes no STF e no TSE, ação conhecida como “Vaza Toga”. Segundo a acusação, esses vazamentos tentaram enfraquecer investigações e desestabilizar as instituições brasileiras.

Na denúncia, a PGR afirma que a conduta de Tagliaferro torna-se “mais gravosa” ao se verificar que, no período dos vazamentos, o STF conduzia investigações sobre atos antidemocráticos, incluindo a tentativa de golpe de Estado (Pet. 12.100/DF), divulgação de fake news (Inq. 4.781/DF) e milícias digitais (Inq. 4.784/DF).

A Polícia Federal (PF) já havia indiciado Tagliaferro em abril por violação de sigilo funcional com dano à administração pública. A PGR afirma que ele atua em conjunto com outros investigados que fugiram, o que indicaria alinhamento com uma suposta organização criminosa.

Tagliaferro nega ser responsável pelos vazamentos e alega perseguição política por parte de Moraes. Ele se prepara, na Itália, para apresentar uma denúncia ao Parlamento Europeu contra o ministro e afirma ter provas contra Moraes, que, segundo ele, “destruiu sua vida”. O ex-assessor conta com apoio de parlamentares de direita para suas ações.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence