Telegramas diplomáticos do governo Lula têm sigilo de até 15 anos

Últimas atualizações em 23/08/2025 – 04:18 Por Gazeta do Povo | Feed


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter o sigilo em telegramas diplomáticos trocados com a embaixada brasileira em Washington nos últimos dez meses. Os documentos abordam as relações Brasil-EUA, incluindo o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump à maioria das exportações brasileiras, a suspensão de vistos de autoridades nacionais e sanções aplicadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Foram identificados nove telegramas classificados como secretos, com restrição de acesso por 15 anos, e 14 telegramas reservados, bloqueados por cinco anos. Dois documentos receberam o mais alto nível de sigilo após pedido do jornal O Estado de S. Paulo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). A classificação atende ao artigo 23, inciso II, da LAI, que permite ocultar informações que possam prejudicar negociações ou relações internacionais.

Os telegramas diplomáticos indicam preocupações com as tarifas do governo Trump contra produtos brasileiros, a suspensão de vistos de ministros do STF e do procurador-geral da República, Paulo Gonet, além de processos judiciais contra Moraes em plataformas como Rumble e Truth Social. Também constam relatórios sobre repressão transnacional, orientações para diálogo com parlamentares americanos e cooperação na luta contra crimes organizados.

O chanceler Mauro Vieira assinou pessoalmente a classificação de alguns desses documentos. Além disso, o Itamaraty reteve telegramas contendo os termos STF, Moraes, Bolsonaro, tarifas e lobby ligado a Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence