Governo Petro nomeia trans para ser vice-ministra da Mulher

Últimas atualizações em 23/08/2025 – 01:13 Por Gazeta do Povo | Feed


O governo do presidente Gustavo Petro nomeou neste mês Charlotte Schneider Callejas, transexual de origem cubana e naturalizada colombiana, como nova vice-ministra da Mulher, órgão que integra o chamado Ministério da Igualdade e Equidade da Colômbia. O anúncio, feito após decreto publicado pela pasta, tem provocado intenso debate público no país.

Charlotte Schneider, bioquímica formada pela Universidade de Havana e com especialização em Estudos Feministas e de Gênero pela Universidade Nacional da Colômbia, chegou ao país no ano 2000. Desde então, construiu carreira em áreas ligadas à proteção social, tendo atuado como diretora regional do Departamento para a Prosperidade Social em Bogotá. Em entrevista à imprensa local, ela afirmou que “meu principal objetivo será fortalecer as políticas que protegem as mulheres em toda sua diversidade, especialmente aquelas que foram historicamente marginalizadas”.

A designação ocorre em meio a uma série de decisões polêmicas do governo Petro na pasta da Igualdade. Antes da chegada de Schneider para chefiar a representação das mulheres, o presidente havia nomeado o ex-ator pornô Juan Carlos Florián Silva como ministro da pasta, decisão que também gerou forte reação no país.

Segundo a imprensa colombiana, críticos do governo Petro tem questionado se Schneider deve representar institucionalmente as mulheres do país. Setores da esquerda feminista e organizações locais, por outro lado, defendem sua nomeação como um “avanço para ampliar a inclusão de mulheres trans no espaço público”, informou a rede de rádio local Emisoras Unidas.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence