Líderes europeus acompanharão Zelensky em reunião com Trump

Últimas atualizações em 17/08/2025 – 11:01 Por Gazeta do Povo | Feed


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e outros líderes europeus viajarão a Washington nesta segunda-feira (18) junto com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para se reunirem com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Esta tarde darei as boas-vindas (a Zelensky) em Bruxelas. Juntos, participaremos da Coalizão dos Voluntários”, disse Von der Leyen em uma mensagem nas redes sociais, acrescentando que, “a pedido do presidente Zelensky, amanhã me unirei à reunião com o presidente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca”.

O chanceler alemão, Friedrich Merz; o presidente francês, Emmanuel Macron; o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer; a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni; o presidente finlandês, Alexander Stubb; e o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, também confirmaram sua presença na reunião na Casa Branca.

Antes da viagem, Von der Leyen e Zelensky participarão neste domingo de uma reunião por videoconferência, a partir de Bruxelas, com os líderes dos países aliados da Ucrânia, unidos na chamada Coalizão de Voluntários.

O presidente ucraniano anunciou após a cúpula bilateral no Alasca entre Trump e seu homólogo russo, Vladimir Putin, que viajará a Washington nesta segunda-feira a convite do americano para discutir com ele “todos os detalhes sobre como pôr fim à matança e à guerra”.

O objetivo da viagem é se informar em detalhes sobre o resultado das conversas da última sexta-feira entre Trump e Putin. O que se sabe até agora despertou ceticismo na Ucrânia e em várias capitais europeias.

Líderes europeus, junto com Von der Leyen, disseram no sábado em uma declaração conjunta que estão “dispostos a colaborar” na realização de uma cúpula trilateral entre Ucrânia, Rússia e EUA, mas alertaram que Moscou não pode vetar o caminho de Kiev para a União Europeia e a OTAN e que “caberá à Ucrânia tomar decisões sobre seu território”.

A declaração inclui as assinaturas dos líderes políticos de França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Finlândia e Polônia

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence