Cuba diz que vai manter missões médicas que financiam o regime

Últimas atualizações em 14/08/2025 – 08:34 Por Gazeta do Povo | Feed


O regime comunista de Cuba afirmou nesta quarta-feira (13) que continuará enviando médicos ao exterior, apesar das novas restrições de vistos impostas pelos Estados Unidos contra autoridades cubanas e de países que participam do programa, como o Brasil.

O anúncio foi feito pelo chanceler Bruno Rodríguez, que, em redes sociais, classificou a medida de Washington como “imposição” e “agressão”, acusando o governo do presidente Donald Trump de adotar uma “nova doutrina de política externa” voltada à pressão contra Havana. Segundo ele, as missões médicas – uma das principais fontes de receita da ilha – são “programas legítimos de cooperação”.

As novas sanções foram anunciadas pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que também revogou vistos de autoridades brasileiras, como Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde, e Alberto Kleiman, ex-coordenador da COP30. Rubio acusou esses gestores de intermediar, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pagamentos ao regime cubano durante o programa Mais Médicos, contornando sanções e retendo parte substancial do salário devido aos profissionais.

Washington classifica o modelo cubano como trabalho forçado e acusa Havana de alugar médicos a altos preços para depois ficar com a maior parte dos rendimentos, privando a população cubana de atendimento essencial.

“Os países devem pagar diretamente aos médicos, não aos escravistas do regime”, afirmou Rubio, prometendo novas ações para encerrar a prática.

Desde fevereiro, o governo Trump já havia sancionado funcionários de Cuba e de países centro-americanos ligados ao esquema. Analistas apontam que os serviços profissionais, liderados pelas missões médicas, compõem, junto com o turismo e as remessas do exterior, o tripé de receitas do regime cubano.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence