Tebet exalta China, mas EUA investem mais no país

Últimas atualizações em 09/08/2025 – 21:53 Por Gazeta do Povo | Feed


A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou, durante visita oficial a Washington, que “os Estados Unidos precisam compreender que nosso principal parceiro comercial é a China — algo que não mudará no curto prazo”. Segundo ela, as exportações para o mercado chinês, sobretudo de commodities agrícolas e minerais, são essenciais para a balança comercial brasileira.

Tebet ressaltou que o Brasil busca ampliar parcerias, mas sem abrir mão de relações já consolidadas. “Queremos ampliar o comércio com os americanos, mas não podemos abrir mão daquilo que sustenta grande parte da nossa balança comercial”, disse.

Para a ministra, o Brasil deve manter uma postura pragmática no cenário internacional. “Nossa política externa precisa estar alinhada aos interesses econômicos do país”, afirmou. Durante a agenda em Washington, ela se reuniu com autoridades e empresários para tratar de investimentos em infraestrutura e transição energética, reforçando que é possível ampliar laços com os EUA sem romper com a China.

Apesar da ênfase na China, os EUA seguem como o maior investidor direto no Brasil. Empresas americanas respondem por cerca de 34% do estoque de investimento estrangeiro direto no país, equivalente a mais de US$ 357 bilhões, segundo levantamento da Amcham Brasil. Esses recursos estão concentrados em setores estratégicos como tecnologia, fabricação de veículos, energia e infraestrutura, gerando empregos qualificados e fortalecendo cadeias produtivas.

De acordo com o Banco Central, o fluxo de investimento direto no país (IDP) somou US$ 70,5 bilhões nos últimos 12 meses até maio, equivalente a 3,31% do PIB brasileiro — acima dos 2,69% registrados no mesmo período de 2024.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence