O que os senadores do Paraná acham do impeachment de Moraes

Últimas atualizações em 09/08/2025 – 09:35 Por Gazeta do Povo | Feed

A oposição ao governo Lula conseguiu reunir 41 senadores a favor da abertura do processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Entre os três senadores do Paraná, dois se declararam favoráveis ao impedimento de Moraes e um não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

Os senadores Sergio Moro (União Brasil) e Oriovisto Guimarães (PSDB) confirmaram o posicionamento pela destituição do ministro do STF, na contagem feita pela oposição do Senado Federal no site votossenadores.com.br. Na contagem, os senadores são divididos entre a favor, contra e indefinidos. Nesta última categoria está Flávio Arns (PSB), que vem evitando ser contumaz em um posicionamento.

Guimarães tem criticado frequentemente o STF e Alexandre de Moraes. “O equilíbrio entre os Poderes é essencial. Não podemos aceitar que só um decida por todos”. Da mesma forma, Moro afirmou que o impeachment de Moraes é uma medida que “embora drástica, precisa ser discutida com serenidade diante da escalada da crise.”

Procurado pela Gazeta do Povo, Arns evitou um posicionamento ao ressaltar que cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a abertura do processo de impeachment do ministro do Supremo, independente das assinaturas obtidas pela oposição. Para que haja a destituição de Moraes, são necessários os votos de 54 dos 81 senadores.

“É uma decisão exclusiva do presidente do Senado. Para que o processo de impeachment realmente comece, o pedido precisa ser aceito pelo presidente do Senado, que então o submete à Mesa Diretora e, só depois, ao Plenário. Atualmente, existem dezenas de pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes apresentados aguardando a decisão”, respondeu Arns.

Questionado sobre a escalada das decisões de Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador disse que deve analisar o caso com imparcialidade, caso o processo seja aberto. “No caso do impeachment, é aberto um processo, com as fases de apresentação de provas e possibilidade de defesa, que se conclui com um julgamento. E, por ser um julgamento, na minha opinião, não se deve antecipar o voto. É preciso analisar as provas, as alegações contrárias e a favor, os argumentos todos para se chegar a uma conclusão”, esquivou-se.

VEJA TAMBÉM:

  • Escalada do STF pressiona senadores do Sul e Sudeste por definição sobre impeachment de Moraes

Posicionamento dos senadores do Paraná sobre o impeachment de Moraes

A favor

  • Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)
  • Sergio Moro (União Brasil-PR)

Indeciso

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence