Memorial do Holocausto é vandalizado na Alemanha
Últimas atualizações em 07/08/2025 – 10:46 Por Gazeta do Povo | Feed
Um memorial do Holocausto localizado na cidade de Baden-Baden, na Alemanha, foi alvo de atos graves de vandalismo nesta semana.
De acordo com a emissora pública regional SWR, os criminosos chegaram a derrubar a coluna de pedra localizada no memorial, que precisará de reparos profundos, segundo informaram autoridades locais.
Um porta-voz do governo de Baden-Baden disse à emissora que a investigação ainda está ampla, avaliando “todas as possibilidades”. Contudo, com base nas evidências encontradas no local, o memorial foi deliberadamente danificado em um ato politicamente motivado, e não espontâneo.
O comissário que investiga casos de antissemitismo na cidade alemã, Michael Blume, declarou à SWR que é necessário “acabar com essa loucura”, se referindo ao ódio contra judeus no mundo.
A prefeitura local emitiu um comunicado condenando os atos antissemitas. “O memorial celebra o capítulo mais sombrio da história alemã. Um ataque a este símbolo é simultaneamente um ataque aos valores fundamentais da sociedade da cidade”, diz o texto.
A comunidade Israelense de Baden-Baden (IKG) também se manifestou sobre o episódio, classificando-o como um “ato hediondo” com uma mensagem política clara, visto que ocorreu na noite após Tisha B’Av, dia anual de jejum dos judeus em lamentação à destruição dos Templos Judaicos em Jerusalém.
De acordo com o jornal Times of Israel, o memorial foi erguido pela cidade de Baden-Baden em 1988 em homenagem à comunidade judaica local, que, em 10 de novembro de 1938, foi presa pelos nazistas e forçada a assistir enquanto uma sinagoga era queimada e saqueada.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni