EUA condenam Moraes e ameaçam novas sanções contra STF

Últimas atualizações em 06/08/2025 – 20:57 Por Gazeta do Povo | Feed

Os Estados Unidos voltaram a condenar nesta quarta-feira (6) as ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e ameaçaram ampliar as sanções impostas ao magistrado a todos os seus aliados na Corte e em outros setores.

A declaração foi feita pelo subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos dos EUA, Darren Beattie, em publicação na rede social X. No post, Beattie reforçou o tom crítico do governo do presidente Donald Trump diante das decisões do Judiciário brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi citado como alvo de perseguição.

Beattie destacou na publicação que “o ministro Moraes é o principal arquiteto do complexo de censura e perseguição direcionado contra Bolsonaro e seus apoiadores”. O subsecretário afirmou ainda que “os flagrantes abusos de direitos humanos cometidos por Moraes lhe renderam uma sanção Global Magnitsky do presidente Trump”. Beattie advertiu os demais integrantes do STF e aliados do ministro: “os aliados de Moraes na Corte e em outros lugares são fortemente aconselhados a não ajudar ou favorecer o comportamento sancionado de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto”.

Publicação feita pelo subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos dos EUA, Darren Beattie, no X. (Foto: Reprodução/@UnderSecPD)

A intensificação de críticas dos Estados Unidos contra Moraes ocorre após a decisão do ministro, que determinou, na segunda-feira (4), a prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro. Naquele mesmo dia, o Departamento de Assuntos do Hemisfério Ocidental, órgão do Departamento de Estado norte-americano, realizou uma publicação criticando a ordem de Moraes, afirmando que o ministro “continua usando as instituições do Brasil para silenciar a oposição e ameaçar a democracia”.

O Departamento foi enfático ao afirmar que os Estados Unidos condenavam a decisão do magistrado brasileiro e prometeu que o o governo americano iria responsabilizar “todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas” de Moraes.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence