PT pede fim da relação diplomática e comercial com Israel

Últimas atualizações em 02/08/2025 – 14:53 Por Gazeta do Povo | Feed


O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, na última sexta-feira (1º), durante seu 17º Encontro Nacional, uma carta solicitando ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a suspensão das relações diplomáticas e comerciais do Brasil com o governo de Israel, liderado por Benjamin Netanyahu. O documento expressa solidariedade ao povo palestino e condena a violência na Faixa de Gaza.

Intitulada “Em defesa do povo palestino”, a carta enfatiza o alto número de vítimas civis palestinas, com destaque para crianças, e relembra a declaração de Lula em junho, quando o presidente classificou os eventos na região como “um genocídio premeditado”. Apesar da posição pública de Lula, o texto critica a manutenção dos laços econômicos entre Brasil e Israel e defende um rompimento.

A carta aponta que “o governo de Benjamin Netanyahu é acusado de crimes de guerra até por ex-embaixadores e ex-primeiros-ministros israelenses”, e que os crimes agora incluem “assassinar civis desarmados e famintos, que buscam auxílio humanitário e recebem balas e bombas”.

O documento do PT também faz menção a uma nota do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), emitida em junho, que já havia preconizado a suspensão das relações diplomáticas com Israel.

Recentemente, o governo Lula decidiu aderir formalmente à ação movida pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça (CIJ), em que o país africano acusa o governo israelense de cometer genocídio contra a população palestina em Gaza. O anúncio foi feito pelo chanceler Mauro Vieira, em entrevista à emissora Al-Jazeera.

“Os últimos desdobramentos da guerra nos levaram à decisão de nos juntarmos à África do Sul na Corte Internacional”, afirmou Vieira, ao justificar a medida.

VEJA TAMBÉM:

  • Hamas divulga vídeo de refém israelense cavando a própria cova
  • Mesmo com tarifaço de Trump, reprovação de Lula fica em 40%, diz Datafolha

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence