Moraes aciona AGU para agilizar extradição de Carla Zambelli
Últimas atualizações em 01/08/2025 – 07:26 Por Gazeta do Povo | Feed
O ministro Alexandre de Moraes (STF) mandou à Advocacia-Geral da União (AGU) acompanhar o processo de extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) e tomar as providências para garantir a volta da política ao Brasil.
O pedido formal de extradição já foi enviado ao governo italiano, que pode extraditar seus cidadãos com base em tratados internacionais, como no caso do acordo entre Brasil e Itália. Zambelli tem dupla cidadania: brasileira e italiana.
Nesta sexta-feira (1º) ela será ouvida pela Justiça italiana, após sua prisão em Roma em 29 de julho. Zambelli está detida no presídio feminino de Rebibbia, na capital italiana. Ela deixou o Brasil após ser condenada pelo STF a dez anos de prisão.
A condenação ocorreu após a sua suposta liderança na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela emissão de um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.
Na audiência, Carla Zambelli será questionada se aceita retornar voluntariamente ao Brasil ou prefere enfrentar o processo de extradição. Caso opte pela extradição, o juiz decidirá se ela ficará presa, em prisão domiciliar ou em liberdade provisória até o julgamento completo.
A defesa de Zambelli afirmou que a deputada deseja permanecer na Itália para garantir um julgamento imparcial e justo, não planejando voltar voluntariamente ao Brasil. O processo de extradição pode durar de um ano e meio a dois anos, com possibilidade de recursos em diversas instâncias judiciais italianas.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni