PGR reage às sanções americanas contra Alexandre de Moraes

Últimas atualizações em 31/07/2025 – 09:12 Por Gazeta do Povo | Feed


A Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgou nota pública expressando “assombro” diante da imposição de sanções pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o órgão, a medida, aplicada com base na Lei Magnitsky, surpreende por penalizar o exercício das “funções jurisdicionais” do ministro.

A PGR manifestou solidariedade a Alexandre de Moraes, ao Supremo e ao Judiciário em geral, e reafirmou o “reconhecimento pela exatidão técnica das decisões do STF e de seus integrantes”.

A PGR é comandada por Paulo Gonet, nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi a PGR que formalizou denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela suposta tentativa de golpe de Estado, em 2022.

A Lei Magnitsky, usada pelos Estados Unidos para impor sanções a estrangeiros relacionados a graves violações de direitos humanos ou corrupção, proíbe a posse de bens e fundos nos EUA e restringe transações financeiras com cidadãos e instituições norte-americanas.

Magnitsky não exige necessidade de processo judicial

A sanção aplicada a Moraes resultou da decisão de Donald Trump e não exige necessidade de processo judicial. O governo dos EUA alega que o ministro teria violado direitos humanos por meio de práticas como autorizar detenções preventivas arbitrárias e limitar a liberdade de expressão. Além disso, o departamento do Tesouro americano acusa Moraes de perseguir cidadãos políticos na chamada “caça às bruxas” contra o ex-presidente Bolsonaro.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence