Canadá reconhecer Estado palestino dificulta acordo

Últimas atualizações em 31/07/2025 – 15:21 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (31) que a decisão do Canadá de reconhecer um Estado palestino em setembro dificulta as negociações comerciais com o país vizinho.

“Uau! O Canadá acaba de anunciar que apoia a criação de um Estado para a Palestina. Isso tornará muito difícil para nós fecharmos um acordo comercial com eles. Oh, Canadá!”, escreveu Trump na rede Truth Social, fazendo uma ironia com o hino do país (“O Canada”).

Na quarta-feira (30), o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse que seu governo reconhecerá um Estado palestino em setembro, na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, no terceiro anúncio nesse sentido feito por um líder de um país do G7 em menos de uma semana – antes, Reino Unido e França haviam manifestado tal intenção.

À zero hora desta sexta-feira (1º, horário do leste dos Estados Unidos, 1h de Brasília), termina o prazo para que os Estados Unidos fechem acordos comerciais com outros países.

Segundo a emissora CNN, se não houver acordo com Ottawa, as tarifas dos Estados Unidos na importação de produtos canadenses não cobertos pelo acordo de livre-comércio entre os dois países e o México poderiam aumentar de 25% para 35%.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence