Juíza impede Trump de bloquear recursos da Planned Parenthood

Últimas atualizações em 29/07/2025 – 03:29 Por Gazeta do Povo | Feed


Uma juíza federal dos Estados Unidos emitiu nesta segunda-feira (28) uma ordem judicial preliminar que bloqueia a retirada de recursos públicos da rede de clínicas Planned Parenthood, maior provedora de abortos do país.

De acordo com um comunicado da organização, isso significa que os pacientes podem usar o plano de saúde público Medicaid em seus centros, e as clínicas podem receber reembolsos pelos serviços prestados.

A juíza Indira Talwani, nomeada pelo ex-presidente democrata Barack Obama, disse em sua decisão que “restringir a capacidade dos membros de fornecer serviços de saúde ameaça com um aumento de gestações não intencionais e complicações associadas devido ao acesso reduzido a contraceptivos eficazes, assim como um aumento de ISTs [Infecções Sexualmente Transmissíveis] não diagnosticadas ou tratadas”.

A Planned Parenthood havia apresentado a ação judicial no início do mês ao tribunal para o distrito de Massachusetts, após a assinatura pelo presidente americano, Donald Trump, de uma lei que impedia os pacientes de usar o Medicaid em seus centros de saúde em todo o país.

“Continuaremos lutando contra essa lei cruel para que todas as pessoas possam acessar contraceptivos, testes e tratamento de ISTs, exames de detecção de câncer e outros serviços de saúde essenciais, independentemente do tipo de seguro de saúde que possuam”, disse na nota a presidente e diretora-geral da Planned Parenthood, Alexis McGill Johnson.

O porta-voz da Casa Branca, Harrison Fields, disse em um comunicado que a decisão “não é apenas absurda, mas também ilógica e incorreta”. O governo Trump já está recorrendo de uma decisão anterior de Talwani no mesmo caso, segundo informações da agência Reuters.

“São ordens como essas que evidenciam a audácia dos tribunais inferiores, bem como o caos dentro do Judiciário”, disse Fields. “Aguardamos ansiosamente a vitória final sobre a questão.”

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence