Israel nega fome em Gaza e anuncia melhorias

Últimas atualizações em 27/07/2025 – 02:21 Por Gazeta do Povo | Feed


O governo de Israel anunciou neste sábado (26) medidas para melhorar a distribuição de alimentos em Gaza, em meio a alegações crescentes de que a população local tem sofrido com a desnutrição.

Em um comunicado, a IDF (sigla para Forças de Defesa de Israel) listou quatro mudanças.

A primeira delas é a retomada do abastecimento por meio de cargas lançadas de aviões. Israel promete distribuir por este método sete engradados com farinha, açúcar e comida enlatada.

Em segundo lugar, a IDF vai designar uma zona humanitária para permitir “a movimentação segura dos comboios da ONU com entregas de alimento e medicação”.

O terceiro item é a realização de pausas humanitárias nas ações militares para facilitar a chegada de suprimentos à população.

Por fim, o governo israelense afirma que reconectou a energia elétrica em uma usina de dessalinização da água em Gaza. Com isso, a capacidade de fornecimento de água potável deve aumentar em 20 mil metros cúbicos por dia.

Nota nega fome em Gaza

O comunicado da IDF também nega que a população de Gaza esteja sofrendo por causa da falta de alimentos: “A IDF enfatiza que não há fome em Gaza; esta é uma campanha falsa promovida pelo Hamas”.

O texto acrescenta que ONU é quem tem a atribuição de alimentar a população local: “A responsabilidade pela distribuição de alimentos recai sobre a ONU e as organizações internacionais de ajuda. Portanto, espera-se que a ONU e as organizações internacionais melhorem a eficácia da distribuição da ajuda e garantam que a ajuda não chegue ao Hamas”, diz a nota.

A IDF ainda acrescenta que os combates em Gaza vão continuar até que todos os reféns israelenses sejam libertados e o Hamas seja derrotado “tanto acima quanto abaixo do solo”.

Nesta semana, a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos afirmou que as pessoas em Gaza são “cadáveres ambulantes” por causa da desnutrição. De acordo com o órgão, até mesmo os funcionários responsáveis pela distribuição de alimento em Gaza estão sofrendo com a fome.

VEJA TAMBÉM:

  • Trump diz a Israel para “terminar o trabalho” em Gaza após retirada das negociações com o Hamas

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence