Filipe Martins vira símbolo de resistência contra Moraes

Últimas atualizações em 25/07/2025 – 14:18 Por Gazeta do Povo | Feed

Depois de prestar depoimento à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (24), o ex-assessor para assuntos internacionais da presidência da República, Filipe Martins, tornou-se o novo símbolo da direita contra a atuação do ministro Alexandre de Moraes na condução do julgamento das ações da suposta “trama golpista” e dos atos de 8 de janeiro.

A repercussão mostra mobilização em torno do nome de Martins, com expressões como “#freeFilipe” circulando amplamente entre apoiadores. Ele é exaltado por líderes políticos como uma figura corajosa, que permanece firme diante das medidas judiciais que sofre.

Martins vem sendo apresentado por aliados como vítima de perseguição política. O advogado de defesa, Jeffrey Chiquini, destaca que Martins foi tratado com rigor extremo, inclusive sendo colocado em isolamento e com visitas restritas.

Ainda assim, segundo Chiquini, o ex-assessor presidencial mantém sua convicção e contribui para desmontar o que chamam de “farsa da trama golpista” que envolve Bolsonaro. Ele ressalta que tanto Martins quanto Bolsonaro são inocentes das acusações que lhes imputam.

Posts pedindo liberdade da Filipe Martins começaram a aparecer nas redes sociais após o depoimento do ex-assessor ao STF | Foto: Reprodução/X @JoaquinTeixeira (Foto: Reprodução/X @JoaquinTeixeira)

Durante o depoimento, Filipe Martins disse que nunca pensou em fazer delação.

“Não havia o que delatar. Quando quando eu ia conversar com o presidente [Jair Bolsonaro], tudo que eu vi era um homem preocupado com o Brasil. Jamais me dignaria a falar mentiras contra um homem que eu jamais vi fazer coisa errada. Eu não falarei mentiras, não falarei nada que possa causar injustiça ao presidente, a outras pessoas, a quem quer que seja. Eu prefiro sofrer uma injustiça do que ser injusto com outra pessoa. Porque é isso que que importa. Não respondo apenas à minha consciência, respondo também a Deus e sei que prestarei conta dessas coisas”, declarou durante a audiência à Primeira Turma.

Filipe Martins ganha apoio de parlamentares de direita

Parlamentares de direita também expressam apoio a Filipe Martins. Nikolas Ferreira (PL-MG) destacou sua dignidade diante do que chama de injustiça. Carlos Bolsonaro (PL-RJ) o definiu como a “prova viva da diferença entre homens e ratos”, repudiando as investigações e classificando-as como perseguição travestida de legalidade. Para seus apoiadores, Martins representa a resistência contra uma suposta tentativa de criminalização de vozes conservadoras e pró-Bolsonaro.

A figura de Filipe Martins passou a ser capitalizada como símbolo da resistência para o público conservador, que vê nele um exemplo de coragem e firmeza. “Poucos enfrentam a perseguição com tamanha coragem serena – e é justamente essa firmeza que revela os verdadeiros gigantes da história”, disse o deputado Nikolas.

Carlos Bolsonaro questionou, nas redes sociais, “o que ele fez de errado? O que violou na lei?”. “O ‘crime’ de Filipe Martins é existir – com inteligência, coragem e firmeza sempre foi inspiração. E por isso, tornou-se alvo”.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence