Lula retoma provocação a Trump e diz que Bolsonaro vai para o “xilindró”
Últimas atualizações em 24/07/2025 – 16:02 Por Gazeta do Povo | Feed
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou nesta quinta (24) as provocações ao seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, pela taxação de produtos brasileiros e disparou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irá para o “xilindró” se a Justiça o condenar.
As novas provocações ocorrem no momento em que a diplomacia brasileira tenta reabrir o diálogo com os Estados Unidos para barrar ou, pelo menos, adiar o tarifaço de 50% aos produtos do país que entra em vigor aqui a 8 dias. Trump baixou a medida alegando que o Brasil faz uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro.
“Ele acredita em bruxa? Alguém aqui acredita em bruxa para ter caça às bruxas. Ele mandou uma carta pedindo para pararem de perseguir o Bolsonaro. Um desaforo desrespeitoso com o Brasil e a Justiça brasileira”, disse o presidente em um evento do governo no Vale do Jequitinhonha (MG).
VEJA TAMBÉM:
-
Moraes mantém Bolsonaro com tornozeleira, mas ameaça prisão se falar nas redes sociais
Apesar da nova crítica a Trump, Lula afirmou que está aberto ao diálogo com o governo dos Estados Unidos. No entanto, as negociações estão difíceis de acordo com o ministro Fernando Haddad, da Fazenda.
Isso, porquê, toda a discussão do tarifaço está centralizada na Casa Branca, e mesmo as conversas entre secretários e técnicos não estão avançando. Há o receito de que, por causa dessa dificuldade, a taxação entre realmente em vigor no dia 1º de agosto.
“Eu fiquei pensando: o que fazer? Ele não quer conversar, se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava. […] Se quiserem negociar, nós vamos negociar. Nós temos os melhores negociadores do mundo”, completou Lula emendando que “o Lulinha estará pronto para negociar”.
O presidente reforçou outra crítica que vem sendo recorrente em seus discursos e entrevistas, de que o Brasil não quer um “imperador do mundo”, e que o país é “dono do próprio nariz”.
Lula ainda ressaltou que conversa “com todo mundo”, mas “sobretudo com quem quer conversar”.
“Mas, ele não quis conversar. Ele nos deu até o dia 1º [de agosto]. Se não dermos resposta até o dia 1º, ele vai taxar nosso comércio em 50%. Vou contar uma coisa para vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco. Se Trump estiver trucando, ele vai tomar um seis”, emendou.
Bolsonaro no “xilindró”
Em outro momento do evento em Minas Gerais, Lula chamou Bolsonaro de “fujão”, por conta da viagem que fez aos Estados Unidos no final de 2022 para não passar a ele a faixa presidencial, e que, após as eleições presidenciais daquele ano, ficou no Palácio da Alvorada “chorando” e “preparou um golpe”.
“Se borrou todo. Perdeu as eleições e ficou dentro de casa chorando [e dizendo] ‘nós não podemos deixar esse Lula tomar posse’. Preparou um golpe, nós ficamos sabendo, a polícia investigou, eles mesmos se delataram. Agora, ele foi indiciado, o procurador-geral [Paulo Gonet] pediu a condenação dele, e ele vai, sim senhor, se a Justiça decidir com base nos autos do processo, ele vai pro xilindró”, disparou Lula.
O presidente afirmou, ainda, que Bolsonaro “fez as bobagens que fez” e mandou o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para Washington pedir a Trump para fazer uma intervenção no Brasil. “É uma vergonha, uma falta de caráter”, completou em tom de palanque.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni