Comitê Olímpico veta transgêneros em disputas femininas
Últimas atualizações em 24/07/2025 – 03:46 Por Gazeta do Povo | Feed
O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC, na sigla em inglês) adotou uma nova diretriz que estabelece que atletas transgêneros não poderão mais competir pelo país nas Olimpíadas e nos Jogos Paralímpicos nas categorias femininas.
A decisão foi tomada após uma ordem executiva, intitulada “Mantendo Homens Fora dos Esportes Femininos”, assinada em fevereiro pelo presidente Donald Trump com o objetivo de vetar a participação de atletas transgêneros de todas as idades em competições femininas, sob risco de revogar financiamento federal.
Segundo informações da ABC News, o presidente do USOPC, Gene Sykes, e a CEO do comitê, Sarah Hirshland, enviaram na terça-feira (22) um memorando à comunidade do Time Estados Unidos (como são chamadas as delegações americanas que participam dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos) informando sobre a mudança.
“Como uma organização com estatuto federal, temos a obrigação de cumprir normas federais”, alegaram.
Em fevereiro, devido à ordem de Trump, a Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA), que organiza competições universitárias nos Estados Unidos, já havia revogado uma regra de 2010 que exigia que estudantes-atletas transgêneros pudessem participar de equipes universitárias.
A NCAA impôs uma diretriz que “limita a competição em esportes femininos apenas às atletas-estudantes designadas como mulheres ao nascer”.
Desde a publicação da ordem executiva, Trump suspendeu US$ 175 milhões em financiamento federal para a Universidade da Pensilvânia (UPenn) devido à inclusão de atletas transgêneros em esportes femininos e acusou a instituição de ter praticado discriminação sexual por permitir essa participação.
No início de julho, as verbas suspensas foram liberadas depois que a UPenn chegou a um acordo com o governo Trump para proibir atletas transgêneros em equipes esportivas femininas e apagar os recordes estabelecidos pela nadadora transgênero Lia Thomas.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni