Mello e Castro saem na defesa após tornozeleira em Bolsonaro

Últimas atualizações em 19/07/2025 – 06:15 Por Gazeta do Povo | Feed


Os governadores de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, ambos do PL, saíram em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve restrições impostas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Entre as restrições a Bolsonaro estão: monitoramento com uso de tornozeleira eletrônica, proibição de utilizar as redes sociais e de fazer contato com o filho Eduardo Bolsonaro (PL), que está nos Estados Unidos.

O governador catarinense, Jorginho Mello, é um dos mandatários estaduais mais próximos da família Bolsonaro e classificou como “violência” a restrição da comunicação imposta ao principal líder da oposição com os brasileiros e com o próprio filho. “Tudo isso partiu de um pedido do PT, partido que tem clara intenção de tirar Bolsonaro das eleições. O Brasil precisa baixar a fervura. É hora de distensionar o ambiente político. Esse caminho não faz bem à democracia, à economia e, principalmente, ao povo brasileiro”, declarou nas redes sociais.

Não dá para tratar um ex-presidente desta forma.

Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL)

O texto do governador catarinense veio acompanhado de uma foto dele abraçado a Bolsonaro. Desafeto de Lula, Mello já manifestou apoio na eventual troca de domicílio eleitoral do vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL), que pode concorrer ao Senado por Santa Catarina, considerado o estado mais conservador do país. O ex-presidente confirmou essa pretensão nesta semana – além da esposa, Michelle Bolsonaro, sair candidata ao Senado pelo Distrito Federal.

Governador no Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) criticou o tratamento que Bolsonaro tem recebido nos processos do Supremo e afirmou que o ex-presidente nunca se escondeu da Justiça. “Não dá para tratar um ex-presidente desta forma. A democracia que tanto é gritada nos dias atuais exige que a dignidade e o direito de defesa sejam preservados”, afirmou ele.

O Brasil precisa baixar a fervura. Esse caminho não faz bem à democracia, à economia e, principalmente, ao povo.

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL)

Aliados do ex-presidente Bolsonaro, os governadores de Minas Gerais e São Paulo também criticaram as medidas contra Bolsonaro. Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que uma “sucessão de erros” levou ao uso da tornozeleira eletrônica e outras restrições consideradas como “humilhações”.

Já o mineiro Romeu Zema (Novo) disse que a decisão da Justiça é um “absurdo” e também questionou o processo democrático no país. “Não existe democracia quando a Justiça é politizada”, cravou.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) – em viagem à Asia – e o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), não se manifestaram sobre a tornozeleira em Bolsonaro até o início da tarde desta sexta-feira (18). Os dois são considerados presidenciáveis no espectro da centro-direita e da direita brasileira para disputar a eleição contra o projeto de reeleição de Lula (PT).

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence