Governo americano revoga vistos de Moraes e aliados

Mais sanções virão contra todos que agem contra a liberdade de expressão

Últimas atualizações em 19/07/2025 – 05:57 Por Redação GNI

Marco Rubio, secretário de Estado do governo Trump, informou nesta sexta-feira (18) que revogou os vistos americanos para o ministro do STF Alexandre de Moraes, “de seus aliados e de seus familiares imediatos”.

“O presidente Trump deixou claro que seu governo responsabilizará estrangeiros responsáveis pela censura de expressão protegida nos Estados Unidos. A caça às bruxas política do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra Jair Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, diz a postagem de Rubio na rede social X.

“Portanto, ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato” — não está claro quem seriam os aliados citados.

A decisão ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Trump.

De acordo com Moraes, ficaram caracterizados os crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e atentado à soberania por parte de Bolsonaro.

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), havia “concreta possibilidade” de fuga do ex-presidente.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu a Trump e a Rubio pela revogação do visto de Moraes.

“Eu não posso ver meu pai e agora tem autoridade brasileira que não poderá ver seus familiares nos EUA também – ou quem sabe até perderão seus vistos”, diz o deputado, que está licenciado e estabeleceu residência nos EUA.

LISTA DE NOMES DE SANCIONADOS

Ministros do STF que tiveram revogados os seu vistos (e de seus familiares) para entrar nos EUA pelo governo Trump.

São eles:

Alexandre de Moraes e familiares próximos.

Luís Roberto Barroso e familiares próximos.

Dias Toffoli e familiares próximos.

Cristiano Zanin e familiares próximos.

Flavio Dino e familiares próximos.

Cármen Lúcia e familiares próximos.

Edson Fachin e familiares próximos.

Gilmar Mendes e familiares próximos.

Estes seriam os “aliados” de Moraes citados por Marco Rubio, secretário de Estado do governo Trump, em post publicado na noite desta sexta-feira.

Somente André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques ficarão de fora das sanções impostas pelo governo americano.

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence