EUA fazem “chantagem inaceitável”, diz Lula em pronunciamento

Últimas atualizações em 17/07/2025 – 21:14 Por Gazeta do Povo | Feed


O presidente Lula (PT) declarou que os Estados Unidos estão fazendo uma “chantagem inaceitável em forma de ameaça às instituições brasileiras”. A fala ocorreu durante um pronunciamento à Nação feito na noite desta quinta-feira (17).

Lula afirmou que foram feitas mais de dez reuniões entre os dois governos, sendo que o Brasil teria enviado uma proposta de negociação aos EUA no dia 16 de maio. No entanto, a resposta americana à tal proposta teria sido a carta do presidente Donald Trump anunciando a taxação de produtos brasileiros a partir do dia 1º de agosto. Segundo Lula, isso foi uma surpresa que ele interpretou como uma “chantagem inaceitável”.

Para o petista, os EUA estão ameaçando as instituições brasileiras. Sobre isso, disse que, no Brasil, o poder judiciário é independente e que o país respeita “o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa”. Por isso, ele afirmou que “tentar interferir na justiça brasileira é um grave atentado à soberania nacional”.

Lula também falou que Trump utilizou informações falsas em sua carta no que diz respeito ao comércio entre os dois países. E afirmou ficar ainda mais indignado por saber que “esse ataque americano ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros”. Sem citar nomes, disse que se tratam de “verdadeiros traidores da Pátria”.

Em seu pronunciamento, o petista afirmou ainda que a atuação das Big Techs no Brasil é um assunto que diz respeito à soberania nacional. Para ele, obrigá-las a seguirem as normas do país ajuda a proteger as famílias brasileiras de pessoas que, dentre outras práticas, “atacam a democracia” e “desacreditam da eficácia das vacinas”.

Lula ainda comentou, durante o pronunciamento, que não aceitará ataques ao Pix, criado durante o governo Bolsonaro. Para ele, trata-se de um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo, além de ser um “patrimônio nacional”.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence