Trump diz que Bolsonaro “ama o povo do Brasil”
Últimas atualizações em 15/07/2025 – 16:16 Por Gazeta do Povo | Feed
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender Jair Bolsonaro (PL) e dizer que o processo contra o ex-presidente brasileiro no Supremo Tribunal Federal (STF) é uma “caça às bruxas”.
“Bolsonaro é um bom homem. Conheci muitos primeiros-ministros, presidentes, reis e rainhas, e eu o conheço. E sou muito bom nisso. O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo do Brasil. Ele lutou muito pelo povo do Brasil”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca nesta terça-feira (15).
“Ele negociou acordos comerciais comigo em nome do povo do Brasil. E ele foi muito duro, porque ele queria um bom acordo para seu país. Ele não é um homem desonesto. Acredito que é uma caça às bruxas e não deveria estar acontecendo”, acrescentou o presidente americano.
“Não é como se eu conhecesse, esse cara. Olha, ele não é meu amigo. Ele é alguém que conheço, e eu o conheço como representante de milhões de pessoas, de brasileiros. São ótimas pessoas, e ele ama o país. Ele lutou muito por essas pessoas e querem colocá-lo na prisão”, disse Trump.
“Ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo, porque Bolsonaro era um presidente respeitado”, finalizou o mandatário republicano.
Na noite de segunda-feira (14), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou ao STF as alegações finais que incluem o pedido de condenação de Bolsonaro, acusado de liderar uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, e outras sete pessoas.
Numa carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada, Trump afirmou que deve impor tarifas de 50% sobre importações do Brasil a partir de agosto.
No documento, Trump alegou que Bolsonaro é vítima de perseguição judicial, que decisões “secretas e ilegais” do ministro do STF Alexandre de Moraes relativas a big techs americanas representaram ataques à liberdade de expressão de cidadãos americanos e que o Brasil adota práticas comerciais injustas contra os Estados Unidos.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni