PGR pede ao STF condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro

Paulo Gonet considerou que ex-presidente deve ser declarado culpado de cinco crimes, inclusive tentativa de golpe de Estado.

Últimas atualizações em 15/07/2025 – 07:15 Por Redação GNI

Jogo de cartas marcadas. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, defendeu no fim da noite desta segunda-feira (14) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus no processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Em suas alegações finais encaminhadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), Gonet argumentou que Bolsonaro deve ser considerado culpado pelos cinco crimes que lhe foram imputados.

O parecer, com mais de 500 páginas, reforça a denúncia já apresentada pela PGR em fevereiro e resume os principais pontos da acusação.

Ao se referir a Bolsonaro, Gonet afirma que “as evidências são claras: o réu teria atuado de forma sistemática, durante o seu mandato e após o resultado das eleições, no sentido de incitar a insurreição e a instabilidade do Estado Democrático de Direito”.

As ações de Jair Messias Bolsonaro não se limitaram a uma postura passiva de resistência à derrota, mas configuraram uma articulação consciente para gerar um ambiente propício à violência e ao golpe. O controle da máquina pública, a instrumentalização de recursos do Estado e a manipulação de suas funções foram usados para fomentar a radicalização e a ruptura da ordem democrática“, diz o PGR.

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence