Boulos diz que oposição “conspira” contra o Brasil ao defender tarifaço de Trump
Últimas atualizações em 15/07/2025 – 10:09 Por Gazeta do Povo | Feed
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) partiu para o ataque e afirmou que a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “conspira” contra o Brasil ao defender a taxação de 50% imposta pelo presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, aos produtos exportados para lá,
O ataque ocorre em meio à análise de estratégias que o governo brasileiro deve adotar contra a medida de Trump, entre elas a regulamentação da Lei da Reciprocidade e reuniões com empresários do setor produtivo para, entre outros meios, mapear novos mercados para os produtos.
“[A sobretaxa] deixa as diferenças para todos verem. Lula defende o Brasil, a oposição conspira contra o país. Nós queremos taxar super-ricos, eles apoiam uma taxa contra o povo brasileiro. Não tem fake news capaz de esconder, por isso estão tão confusos e sem narrativa que cole”, disse Boulos em entrevista à Folha de S. Paulo publicada nesta terça (15).
VEJA TAMBÉM:
-
Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é só o começo das sanções americanas ao Brasil
O parlamentar, que é cotado para ocupar algum ministério próximo ao presidente – como a Secretaria-Geral da Presidência, que dialoga com os movimentos sociais – segue com os ataques e afirma que a taxação de Trump tirou uma suposta “máscara” da oposição.
“Passaram anos usando os símbolos nacionais e agora atuam como traidores da pátria. Passaram anos dizendo que a esquerda quer taxar o povo brasileiro e quem taxa é um aliado deles e com apoio deles. A máscara caiu e só ficou o rastro de hipocrisia”, disparou.
As críticas foram além e alcançaram o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que recentemente reclamou dos ataques da militância de esquerda contra medidas adotadas pelo Congresso. Entre elas a derrubada do decreto presidencial que aumentaria o IOF e que foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF).
Para Boulos, houve uma “histeria” de que a esquerda é quem criou a “polarização” política no país.
“Vimos nessas semanas uma histeria sobre polarização, como se a esquerda tivesse criando isso. Vi o [o presidente da Câmara] Hugo Motta falando que ‘a esquerda está criando polarização social’. A polarização no Brasil tem 500 anos, um país que tem esse nível de desigualdade não tem como não ter polarização social e política”, pontuou.
O deputado ainda defendeu a invasão à sede do Banco Itaú, em São Paulo, na semana retrasada, como uma forma de protesto contra o Congresso e o mercado financeiro. E rebateu qualquer comparação do ato com os ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, em que as sedes dos Três Poderes da República, em Brasília, foram invadidas e depredadas.
“A manifestação foi no saguão de um banco na Faria Lima que não quebrou nada, não deu nenhum arranhão em ninguém. Não há comparação possível, embora o debate sobre o mérito seja válido”, disse. O movimento que ele lidera, dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), foi um dos participantes do ato.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/www.redegni.com.br/
https://www.instagram.com/redegnioficial/
https://gettr.com/user/redegni
https://x.com/redegni