STF retoma julgamento da suposta trama golpista

Últimas atualizações em 14/07/2025 – 12:10 Por Redação GNI

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta segunda-feira, 14 de julho, os depoimentos cruciais na investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado em 2022.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e delator no processo, será novamente ouvido, desta vez em relação a três ações penais distintas da suposta trama golpista.

Cid já havia prestado depoimento em junho, confirmando que Jair Bolsonaro leu e fez alterações na chamada “minuta do golpe”, um documento, que até agora não foi arrolado aos autos do processo, que, supostamente, previa a prisão de autoridades e a busca por fraudes nas urnas.

Sua oitiva de hoje é estratégica para esclarecer a atuação dos 23 acusados envolvidos nos núcleos da investigação.

Além de Cid, o STF ouvirá até 23 de julho diversas testemunhas de defesa e acusação dos núcleos 2, 3 e 4, que incluem militares e civis responsáveis pela execução de atos e disseminação de informações falsas.

A fase de instrução processual, que visa a produção de provas, terá depoimentos importantes, alguns por videoconferência.

O ex-presidente Bolsonaro, embora indicado como testemunha pela defesa de um dos réus, teve seu depoimento vetado pelo ministro Alexandre de Moraes, já que ele próprio figura como réu no núcleo 1 da trama.

Mica Noronha

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence