Prefeito de São Paulo defende participação de Bolsonaro na eleição de 2026
Últimas atualizações em 14/07/2025 – 11:51 Por Gazeta do Povo | Feed
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), defendeu nesta segunda (14) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participe das eleições presidenciais de 2026 para a população “ter seu direito pleno da democracia”.
A defesa do ex-presidente ocorre em meio às discussões do tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao que considera como uma “caça às bruxas” e perseguição política no processo que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado.
“O que eu sinto como democrata é que ele [Bolsonaro] deveria disputar a eleição, para a população definir. Me parece que tirar alguém do cenário eleitoral, onde população vai ter o seu direito pleno da democracia, que é a escolha, me parece que não é o melhor caminho”, disse em entrevista à GloboNews.
VEJA TAMBÉM:
-
Desafio pela internet é uma das linhas de investigação em ataques contra ônibus em São Paulo
Bolsonaro está inelegível por duas condenações da Justiça Eleitoral até 2030 pela reunião com embaixadores e questionamentos ao sistema eletrônico de votação nas eleições de 2022.
Com essa nova defesa, Nunes se coloca ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), de São Paulo, de que Bolsonaro – padrinho político deles – deveria concorrer. Pesquisas recentes de intenção de votos apontam que ele empataria tecnicamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve tentar a reeleição
Segundo o levantamento da AtlasIntel/Bloomberg divulgado na semana passada, Lula e Bolsonaro empatariam numa disputa de segundo turno com uma diferença apertada de votos:
- Jair Bolsonaro (PL): 48,6% (entre 47,6% e 49,6%);
- Lula (PT): 47,8% (entre 46,8% e 48,8%);
- Branco/nulo/não sei: 3,6%.
Em uma disputa de primeiro turno com os mesmos candidatos de 2022, Bolsonaro também sairia na frente, mas ainda empatado tecnicamente com Lula:
- Jair Bolsonaro (PL): 46% (entre 44% e 48%);
- Lula (PT): 44,4% (entre 42,4% e 46,4%);
- Ciro Gomes (PDT): 4,5%;
- Simone Tebet (MDB): 1,5%;
- Outros candidatos: 1,6%;
- Branco/nulo: 1,8%;
- Não sei: 0,2%.
Neste levantamento, a AtlasIntel ouviu 2.621 pessoas entre os dias 27 e 30 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed
https://www.instagram.com/redegnioficial/