Bolsonaro elogia Trump e cobra urgência dos Poderes

Últimas atualizações em 10/07/2025 – 21:04 Por Gazeta do Povo | Feed


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) culpou o governo Lula (PT) pela taxação de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O ex-mandatário disse na noite desta quinta-feira (9) ter recebido o anúncio com “senso de responsabilidade” e elogiou a “firmeza” e a “coragem” de Trump.

“O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões”, disse.

Além de motivos comerciais, Trump afirmou que também pesou para a decisão a postura do Supremo Tribunal Federal (STF) contra Bolsonaro, que é réu na ação penal sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, relatada pelo ministro Alexandre de Moraes. As decisões de Moraes contra plataformas digitais com sede nos Estados Unidos também foram criticadas pelo líder americano.

VEJA TAMBÉM:

  • Deputado do PT pede prisão preventiva de Bolsonaro por “risco de fuga”

“A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!”, disse Trump em uma carta encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para anunciar a taxação.

No comunicado, Bolsonaro pediu aos Poderes “que ajam com urgência” para “resgatar a normalidade institucional”, pois segundo ele, “ainda é possível salvar o Brasil”. O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta quarta-feira (9) que o primeiro passo para resolver o tarifaço é a aprovação pelo Congresso de uma anistia “ampla, geral e irrestrita” aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

O ex-presidente disse que a decisão de Trump “é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”.

“Isso jamais teria acontecido sob o meu governo”, afirmou. Segundo ele, “milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo” são alvo de uma “caça às bruxas”.

“O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios”, enfatizou.

VEJA TAMBÉM:

  • Lula rebate Trump: “Se ele cobrar 50 de nós, vamos cobrar 50 deles”
  • O que é a Lei de Reciprocidade que Lula quer usar contra Trump

Veja a íntegra da nota de Bolsonaro sobre tarifaço de Trump

“Recebi com senso de responsabilidade a notícia da carta enviada pelo presidente Donald J. Trump ao governo brasileiro, comunicando e justificando o aumento tarifário de produtos brasileiros. Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos.

A medida é resultado direto do afastamento do Brasil dos seus compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre. Isso jamais teria acontecido sob o meu governo.

Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política. Conheço a firmeza e a coragem de Donald Trump na defesa desses princípios.

O Brasil caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional. A escalada de abusos, censura e perseguição política precisam parar. O alerta foi dado, e não há mais espaço para omissões.

Peço aos Poderes que ajam com urgência apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional. Ainda é possível salvar o Brasil”.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

https://www.instagram.com/redegnioficial/

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence