Suprema Corte permite que Trump retome demissões em massa

Últimas atualizações em 09/07/2025 – 02:03 Por Gazeta do Povo | Feed


A Suprema Corte dos Estados Unidos desbloqueou nesta terça-feira (8) uma ordem executiva para permitir que o presidente Donald Trump possa continuar com as demissões em massa no governo federal.

A máxima instância judicial dos Estados Unidos apoiou o governante republicano em uma decisão que ordenou que as agências federais se preparem para reduções de pessoal, embora tenha deixado a porta aberta para que os requerentes contestem o plano específico de qualquer agência no futuro.

“Não decidimos sobre a legalidade de qualquer redução de pessoal ou plano de reorganização de agência desenvolvido ou aprovado de acordo com a ordem executiva e o memorando”, diz a decisão.

A ordem suspende uma outra imposta em 22 de maio por um tribunal federal da Califórnia, que impedia temporariamente os órgãos governamentais de reduzir coletivamente o quadro de funcionários.

O veto respondia a um plano maior do governo Trump, assinado em meados de fevereiro, para reduzir significativamente o tamanho das agências federais como parte de uma de suas promessas eleitorais.

A ação judicial para bloquear essa ordem foi movida por mais de uma dezena de sindicatos e organizações para interromper a onda de cortes, que foi parcialmente promovida pelo bilionário Elon Musk, que até maio ocupava o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), encarregado de cortar gastos públicos.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

https://www.instagram.com/redegnioficial/

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence