Bomba no mundo da F1: Chefão da Red Bull é demitido

Christian Horner estava há 20 anos à frente do time.

Últimas atualizações em 09/07/2025 – 11:47 Por Redação GNI

A quarta-feira começou com uma verdadeira reviravolta no universo da Fórmula 1. Christian Horner foi destituído de suas funções e deixou imediatamente os cargos de CEO e chefe da equipe Red Bull Racing. Com isso, chega ao fim a era do dirigente mais duradouro do grid atual, que comandou a escuderia de Milton Keynes desde sua fundação, há duas décadas. O posto será agora ocupado por Laurent Mekies, até então chefe da equipe Racing Bulls (antiga AlphaTauri).

A saída de Horner parece ser reflexo direto do desempenho decepcionante da Red Bull na atual temporada. Em 2025, a equipe ocupa apenas a quarta posição no campeonato de construtores, mesmo com duas vitórias de Max Verstappen. Desde que foi surpreendida pela ascensão da McLaren, em maio de 2024, a escuderia vem enfrentando uma queda acentuada de rendimento técnico.

Além disso, o time austríaco perdeu nomes cruciais de sua estrutura, como o lendário projetista Adrian Newey, que se transferiu para a Aston Martin, o engenheiro Rob Marshall, agora na McLaren, e o diretor esportivo Jonathan Wheatley, que partiu rumo à Sauber. Para completar, o chefe de estratégia Will Courtenay deve se juntar à McLaren ao fim deste campeonato.

O futuro de Max Verstappen também começa a ser questionado, apesar do contrato vigente até 2028. Com cláusulas de saída que podem ser ativadas ainda neste mês e o interesse declarado da Mercedes, o holandês pode avaliar novos caminhos.

A partir de 2026, a Red Bull iniciará uma nova fase ao desenvolver sua própria unidade de potência com a Red Bull Powertrains, em parceria com a Ford — projeto que levanta dúvidas quanto à competitividade da equipe no médio e longo prazo.

Em nota ao site Motorsport.com, um porta-voz da Red Bull confirmou:

A Red Bull liberou Christian Horner de suas responsabilidades operacionais a partir de hoje e nomeou Laurent Mekies como CEO da Red Bull Racing.”

Oliver Mintzlaff, CEO de Projetos e Investimentos Corporativos do grupo Red Bull, também se pronunciou:

Agradecemos profundamente a Christian Horner por seu desempenho extraordinário ao longo desses 20 anos. Sua dedicação incansável, experiência técnica e visão estratégica foram decisivas para transformar a Red Bull Racing em uma das forças mais notáveis e carismáticas da Fórmula 1. Ele será sempre parte da nossa história.”

Com a promoção de Mekies, Alan Permane, atual diretor de corridas da Racing Bulls, assumirá como novo chefe da equipe satélite, trabalhando ao lado do CEO Peter Bayer.

Em sua declaração de despedida, Mekies comentou:

Foi uma honra dividir a liderança da Racing Bulls com Peter nesse último ano e meio. Construir essa equipe desde o início foi uma jornada incrível. Confio plenamente em Alan para dar continuidade ao projeto; ele conhece todos os detalhes da operação e foi fundamental para os nossos primeiros êxitos.

Redação GNI

A Rede GNI é uma Agência de Notícias independente fundada em 2010 visando ser imparcial e apartidária, levamos muito a sério as notícias e checamos as fontes de cada notícia. Lutamos diariamente para oferecer o melhor aos nossos leitores. Recebemos o Prêmio da União Brasileira de Profissionais de Imprensa. A reprodução de nossas reportagens é autorizada mediante citação da fonte: Creative Common.

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence