Os três melhores filmes de espionagem e ação de Luc Benson

Nikita, O Profissional e Anna

Últimas atualizações em 08/07/2025 – 06:54 Por Redação GNI

Luc Besson é um renomado diretor, roteirista e produtor francês, nascido em 18 de março de 1959, em Paris. Ele ganhou destaque na década de 1980, formando-se em direção de fotografia na famosa Escola Louis-Lumière.

Porém, em 2018, foi alvo de acusações (sem provas) de estupro feitas pela atriz belgo-holandesa Sand Van Roy.

Após investigação, o caso foi arquivado em 2019 e definitivamente encerrado pela Suprema Corte da França em junho de 2023, que o declarou inocente.

Van Roy foi condenada a pagar € 2,5 milhões por acusação infundada.

Essa acusação quase acabou com a carreira do diretor.

Besson defende que arte e amor são elementos fundamentais da criação cinematográfica, mais importantes que o dinheiro.

Ele afirma que “são necessários dois anos para fazer um bom filme, mas apenas dois minutos para estragar tudo”, declaração concedida ao site c7nema.net.

Essa declaração reflete seu perfeccionismo e dedicação ao trabalho artesanal do cinema.

Em sua filmografia, destaque para três filmes que tornaram-se ícones da cultura pop:


O filme “Nikita“, também conhecido como “La Femme Nikita“, é um filme francês de ação e suspense de 1990, escrito e dirigido por Luc Besson. O filme conta a história de uma jovem criminosa que é recrutada para se tornar uma assassina de aluguel pelo governo francês. Nikita, interpretada por Anne Parillaud, é uma criminosa que é condenada à prisão perpétua após participar de um assalto a uma farmácia que acaba em homicídio. No entanto, ela recebe uma oferta do governo para se tornar uma agente secreta, passando por um treinamento intensivo para se transformar em uma assassina profissional. A partir daí, Nikita se vê dividida entre sua nova vida como assassina e sua busca por uma vida normal, com momentos de tensão e conflito. (1990)

Em “O Profissional“, Mathilda, 12 anos, interpretada pela estreante Natalie Portman, vive com família abusiva envolvida com policiais corruptos. Quando todos são mortos ela busca refúgio com Léon, vizinho que é assassino profissional. A garota convence o matador a ensiná-la o ofício para vingar sua família. (1994)


Anna, O Perigo Tem Nome“, considerado o melhor filme da carreira do diretor, é um filme de ação e suspense dirigido por Luc Besson, lançado em 2019. O filme conta a história de Anna Poliatova, interpretada pela modelo Sasha Luss, com uma atuação consistente e impecável, ela vive uma jovem russa que, após sofrer violência doméstica, é recrutada pela KGB e treinada como assassina. Paralelamente à sua nova vida como modelo internacional, Anna esconde seu passado perigoso. Quando a KGB e a CIA começam a disputar seus serviços, Anna precisa encontrar uma forma de se libertar de seus antigos chefes. (2019)


Pesquisa e Texto: Léo Vilhena

Léo Vilhena

Editor-Chefe e Jornalista da Rede GNI | Twitter  (X) @LeoVilhenaReal

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence