Os três melhores filmes de espionagem e ação de Luc Benson
Nikita, O Profissional e Anna
Últimas atualizações em 08/07/2025 – 06:54 Por Redação GNI
Luc Besson é um renomado diretor, roteirista e produtor francês, nascido em 18 de março de 1959, em Paris. Ele ganhou destaque na década de 1980, formando-se em direção de fotografia na famosa Escola Louis-Lumière.
Porém, em 2018, foi alvo de acusações (sem provas) de estupro feitas pela atriz belgo-holandesa Sand Van Roy.
Após investigação, o caso foi arquivado em 2019 e definitivamente encerrado pela Suprema Corte da França em junho de 2023, que o declarou inocente.
Van Roy foi condenada a pagar € 2,5 milhões por acusação infundada.
Essa acusação quase acabou com a carreira do diretor.
Besson defende que arte e amor são elementos fundamentais da criação cinematográfica, mais importantes que o dinheiro.
Ele afirma que “são necessários dois anos para fazer um bom filme, mas apenas dois minutos para estragar tudo”, declaração concedida ao site c7nema.net.
Essa declaração reflete seu perfeccionismo e dedicação ao trabalho artesanal do cinema.
Em sua filmografia, destaque para três filmes que tornaram-se ícones da cultura pop:
“Anna, O Perigo Tem Nome“, considerado o melhor filme da carreira do diretor, é um filme de ação e suspense dirigido por Luc Besson, lançado em 2019. O filme conta a história de Anna Poliatova, interpretada pela modelo Sasha Luss, com uma atuação consistente e impecável, ela vive uma jovem russa que, após sofrer violência doméstica, é recrutada pela KGB e treinada como assassina. Paralelamente à sua nova vida como modelo internacional, Anna esconde seu passado perigoso. Quando a KGB e a CIA começam a disputar seus serviços, Anna precisa encontrar uma forma de se libertar de seus antigos chefes. (2019)
Pesquisa e Texto: Léo Vilhena