Mortes sobem e Trump declara emergência no Texas
Últimas atualizações em 06/07/2025 – 20:48 Por Gazeta do Povo | Feed
O número de mortos nas inundações ocorridas no centro-sul do Texas subiu para 79 neste domingo (6), segundo as autoridades locais, enquanto centenas de efetivos e voluntários continuam as buscas. Também neste domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma declaração de emergência de desastre natural.
“Essas famílias estão lidando com uma tragédia inimaginável, muitas vidas foram perdidas e muitas outras ainda estão desaparecidas”, escreveu o mandatário em sua conta na plataforma Truth Social.
A decisão permite que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) seja ativada na área para apoiar as autoridades locais e estaduais, disse a secretária do Departamento de Segurança Nacional, Kristi Noem, em comunicado.
VEJA TAMBÉM:
- Trump ameaça países com tarifas de até 70% se não finalizarem acordo comercial
- Sem acordo com Putin, Trump conversa com Zelensky sobre defesa da Ucrânia
Vítimas
Larry Leitha Jr, xerife do condado de Kerr, um dos condados mais atingidos, detalhou em entrevista coletiva que foram localizados 68 mortos, dos quais 40 são adultos e 28, menores de idade. Entre essas vítimas, 18 adultos e dez menores não foram identificados.
As autoridades de outras comunidades próximas relataram 11 outras mortes: três no condado de Burnet, duas no condado de Kendall, uma em Williamson, uma no condado de Tom Green e quatro no condado de Travis.
Ainda estão desaparecidas dez meninas e uma monitora que passavam o verão no acampamento cristão Mystic, perto da cidade de Hunt, quando as águas do rio Guadalupe começaram a subir de nível na madrugada de sexta-feira.
As autoridades locais se recusaram inicialmente a estimar um possível número de pessoas desaparecidas, já que muitas pessoas de fora da região estavam acampadas na área para as festividades de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, mas o governador do Texas, Greg Abbott, calculou em 41 o número de desaparecidos pelas inundações.
O gestor municipal de Kerrville, no condado de Kerr, Dalton Rice, disse no sábado que esta é a pior enchente na região desde 1987, quando dez adolescentes morreram.
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou neste domingo uma declaração de emergência por desastre natural para lidar com as enchentes no Texas e permitir que a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) seja ativada na área.
O Serviço Nacional de Meteorologia disse que mais de 30 centímetros de chuva se acumularam em um período de apenas 12 horas na sexta-feira, elevando o rio Guadalupe perto de Hunt ao seu segundo nível mais alto já registrado, 9,9 metros.
As enchentes devastaram a região de Hill Country, nos arredores de San Antonio, antes do fim de semana de feriado em que a comunidade havia planejado várias atividades para comemorar o Dia da Independência dos EUA.
Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed