Médico de Bolsonaro atualiza estado clínico

Últimas atualizações em 05/07/2025 – 06:27 Por Gazeta do Povo | Feed


O Café com a Gazeta recebeu, nesta sexta (4), o Dr. Claudio Birolini, médico de Jair Bolsonaro (PL), que afirmou que ex-presidente “está muito bem, seus exames estão normais” mas ele se encontra abatido, e o “cansaço, soluços” e os vômitos são as principais razões de seu incomodo.

Ele afirma que “a esofagite é responsável em boa parte pelos soluços” que o ex-presidente vem apresentado.

“O soluço é uma questão difícil de tratar. Porque é um reflexo, não é uma doença, é sintoma de alguma coisa que pode não estar indo bem, mas não é por si uma doença”.

Para ele, os sintomas atuais foram prejudicados pela falta de descanso de Bolsonaro.

“Eu pude acompanhar uma das viagens dele e é uma loucura. Não tem parada, é um evento na sequência do outro, então acho que isso enfim prejudicou um pouquinho a recuperação dele do pós- operatório [se referindo a cirurgia de março, que durou mais de 13 horas]. A cirurgia, na sequência julgamento”.

Na última terça, Bolsonaro voltou a passar mal e cancelou toda a sua agenda do mês de julho por recomendação médica. Questionado sobre qual a expectativa da volta do ex-presidente após o período de descanso, Birolini afirmou que é de ele esteja “100%”.

“Está cumprindo [o repouso], a dona Michelle está lá de olho nele. Ele tem ficado em casa tranquilo, está dormindo melhor, se alimentando melhor, e a gente tem expectativa de que ele reverta esse quadro”.

Sobre as condições clínicas para uma possível campanha eleitoral no ano de 2026, viajando de Norte ao Sul do Brasil, Birolini afirmou que ele teria condições, se apresentada a melhora esperada.

“Acredito que sim. Depois dessa última operação, nós conseguimos reverter ou melhorar uma série de condições que estavam muito difíceis de lidar. Ele vinha de um quadro de uma suboclusão intestinal crônica -seu intestino estava dilatado e tinha dificuldade de trânsito do alimento pelo tubo digestivo, em função de todas as cirurgias que ele fez, em função da facada que ele recebeu. E essa situação, eu acho que está muito melhor, eu poderia até dizer que está resolvida”.

Uma preocupação do doutor é em relação à alimentação de Bolsonaro. Ele disse que, em viagem recente junto ao ex-presidente pode um pouco da sua agenda no Nordeste do Brasil.

“Quando eu viajei com ele pra Natal, eu tive a oportunidade de ficar três dias vendo como é que a rotina dele. Ele tem a capacidade de engolir dois pastéis e tomar um caldo de cana, enquanto eu fui até o banheiro fazer xixi. Nós temos insistido bastante com o presidente para que ele coma de forma lenta, mastigando bem, engolindo devagar, e é muito difícil pra ele, porque ele já tem essa rotina de comer rápido, de falar rápido”.

“Outro aspecto interessante é a forma como ele fala. Então, quando você vê o presidente falando, a impressão é que ele fala, ao invés de se falar soltando a voz, parece que ele fala engolindo a voz. Isso é uma coisa que eu tenho notado e também tenho chamado a atenção dele. Ele precisa mudar essas rotinas dele, a forma como ele fala, a forma como ele se alimenta. Nesse momento, não é tanto o que ele come. A princípio, ele pode comer de tudo, não tem nenhuma restrição alimentar. O que ele precisa mudar é a forma de se alimentar. A mastigação é fundamental. Comer é um momento. Então, você tem que sentar, comer devagar, mastigar bem, evitar ficar empurrando a alimentação para baixo com líquido”.

“Otimizamos o tratamento dessa exofagite e com isso a gente tem expectativa de que ele fique, se não zerado, muito melhor do que a condição atual, condição do momento”, afirma, Birolini.

Gazeta do Povo
Sob a licença da Creative Commons (CC) Feed

Gazeta do Povo | Feed

Gazeta do Povo | Feed

A Gazeta do Povo é um jornal sediado em Curitiba, Paraná, e é considerado o maior e mais antigo jornal do estado. Apesar de ter cessado a publicação diária em formato impresso em 2017, o jornal mantém suas notícias diárias online e semanalmente em formato impresso. O jornal é publicado pela Editora Gazeta do Povo S.A., pertencente ao Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

error: CONTEÚDO PROTEGIDO

AJWS   ThemeGrill   Wordpress   Cloudflare   Wordfence   Wordfence